quarta-feira, fevereiro 25, 2004

Nos EUA cada vez mais Escolas incorporam a Educação Ética no Currículo

Programas com o apoio estatal e de várias organizações tratam de inculcar nos alunos princípios como o respeito pelos outros, a responsabilidade, a tolerância e o civismo.


Nos últimos anos centenas de escolas nos EUA decidiram incluir a educação ética como parte integrante do plano de estudos. São já 14 os estados (entre eles a Califórnia) onde é obrigatório e 47 redes de escolas públicas recebem fundos federais para financiar tais programas.

Casos como o da matança de Columbine e outros que põe de manifesto o aumento da violência escolar fizeram disparar alarmes e levaram as escolas a ter em conta também a formação do carácter juntamente com a formação meramente académica, segundo dados do Los Angeles Times (05/11/2003). Além disso existem associações que, à escala nacional, promovem este tipo de formação. A Character Education Partnership oferece prémios às dez escolas que mais se destinguiram neste campo.

Estes programas tratam de inculcar nos estudantes princípios básicos como o respeito pelos outros, a responsabilidade, a tolerância e o civismo. Mas não é só uma disciplina, mas que pretende que o ensino ético esteja presente em outras matérias. Assim, por exemplo, Maxime Bush, directora do departamento de inglês no colégio Católico Santa Genevieve da Califórnia, que recebeu um dos 10 prémios entregues pela Character Education Partnership, manda os seus alunos ler obras literárias que permitam depois discutir com eles alguns temas éticos. Desta forma consegue-se ensinar algo mais que literatura.

Neste mesmo sentido recentemente, o Hearthwood Institute, outra instituição dedicada à educação ética, pôs em marcha um projecto de formação humana dirigido a crianças desde a idade pré-escolar até ao sexto ano. Com isso pretende-se que pouco a pouco as crianças vão tomando consciência dos problemas éticos da vida diárias através de histórias, exercícios e discussões dirigidas pelo professor.


Fonte: Aceprensa - 4/04

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com