terça-feira, fevereiro 15, 2005

Mensagem do Papa para o funeral da Irmã Lúcia

Ao venerável irmão Albino Mamede Cleto, Bispo de Coimbra,
Com profunda emoção tomei conhecimento que a Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, com 97 anos de idade, foi chamada pelo Pai celestial para a mansão eterna do Céu. Ela, assim, atingiu a meta para a qual sempre aspirou na oração e no silêncio do Convento.
A liturgia destes dias lembrou-nos que a morte é a comum herança dos filhos de Adão, mas ao mesmo tempo deu-nos a certeza de que Jesus, com o sacrifício da cruz, abriu-nos as portas da vida imortal. Essas certezas da fé nós as recordamos no momento em que damos a nossa derradeira saudação a essa humilde e devota Carmelita que consagrou a sua vida a Cristo, Salvador do mundo.
A visita da Virgem Maria, que a pequena Lúcia recebeu em Fátima, junto aos seus primos Francisco e Jacinta, em 1917, foi para ela o início de uma singular missão, à qual se manteve fiel até ao fim dos seus dias. A Irmã Lúcia deixa-nos um exemplo de grande fidelidade ao Senhor e de gozosa adesão à sua divina vontade.
Lembro com emoção os vários encontros que tive com ela e os vínculos de amizade espiritual que ao longo do tempo se foram intensificando.
Sempre me senti amparado pela oferta quotidiana da sua oração, especialmente nos duros momentos de provação e de sofrimento. Que o Senhor a recompense amplamente pelo grande serviço que prestou à Igreja!
Apraz-me pensar que para acolher a Irmã Lúcia na sua piedosa passagem desta terra para o céu, tenha sido precisamente aquela que ela viu em Fátima, já faz tantos anos. Queira agora a Virgem Santíssima acompanhar a alma desta sua devota filha ao bem-aventurado encontro com o esposo divino.
Confio-lhe, venerável irmão, a tarefa de assegurar às religiosas do Carmelo de Coimbra a minha proximidade espiritual ao conceder penhor de consolação neste momento da separação uma afectuosa bênção, extensiva aos familiares, a vós, ao Cardeal Tarcisio Bertone, meu enviado especial, e a todos os participantes no sagrado rito de sufrágio.

Vaticano, 14 de Fevereiro de 2005,
João Paulo II

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com