domingo, novembro 13, 2005

Bento XVI pede mais compromisso público e organizado dos leigos

Bento XVI encorajou ontem os leigos católicos a assumirem compromissos efectivos nas "múltiplas associações" da Igreja, sublinhando a importância de um "apostolado organizado".
Um dia depois da grande manifestação contra a reforma educativa em Espanha, que levou às ruas centenas de milhar de pessoas, o Papa frisou que "se é verdade que os leigos são chamados a dar o seu testemunho pessoal – particularmente precioso onde a liberdade da Igreja encontra obstáculos -, o Concílio insiste na importância do apostolado organizado, necessário para incidir sobre a mentalidade geral, as condições sociais e instituições".
A intervenção do Papa na oração dominical do Angelus inseriu-se na série de reflexões que vem apresentando para preparar o 40º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II, que terá lugar a 8 de Dezembro.
Bento XVI recordou que "todos os baptizados são chamados à perfeição", recolhendo uma das ideias centrais do Concílio.
A Praça de São Pedro no Vaticano estava totalmente cheia de fiéis, provenientes de muitos países, alguns dos quais da Argélia e Marrocos, que pouco antes tinham participado na beatificação de Charles de Foucauld, de Maria Pia Mastena e de Maria Crucifixa Curcio.
Bento XVI recordou que o Concílio Vaticano II "prestou grande atenção ao papel dos fiéis leigos", definindo que a sua vocação e missão estão orientadas a "procurar o Reino de Deus tratando e ordenando, segundo Deus, os assuntos temporais". O Papa citou em particular o decreto conciliar de 18 de Novembro de 1965, "Apostolicam actuositatem", especificamente sobre o apostolado dos leigos.
Para os leigos, destacou, "são de grande importância a competência profissional, o sentido de família, o sentido cívico e as virtudes sociais".

In Agência Ecclesia

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com