sexta-feira, outubro 19, 2007

IX Fórum Ecuménico Jovem realiza-se em Viana

A 9ª edição do FEJ será em Viana do Castelo, no próximo 27 de Outubro. Organizado pelos Departamentos da Juventude das Igrejas Católica Romana, Lusitana, Metodista e Presbiteriana, este encontro ocorre todos os anos numa cidade diferente, tendo passado já por Leiria, Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Santarém, Braga e Guarda.

A co-realização do FEJ em Viana é o culminar de toda uma acção ecuménica desenvolvida pelo Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil ao longo do ano pastoral 2006-2007. Recorde-se, em 25 de Janeiro do corrente ano, o Encerramento do Oitavário da Unidade na Sé Catedral com o Bispo da Diocese, o Pastor Hiller da Igreja Luterana e o Padre Vasil da Patriarcado Ortodoxo de Constantinopla. Este Oitavário foi vivido com uma Viagem dos símbolos do Ecumenismo Jovem em Portugal – um Círio e uma Cruz coloridos –, à volta dos quais se realizaram encontros de oração, em todos os arciprestados da Diocese.

Também a Escola Superior de Teologia realizou a Semana de Estudos numa lógica de diálogo inter-religioso e ecuménico e encerra-se agora este conjunto de iniciativas com o IX FEJ em Viana.

O encontro constará do acolhimento aos participantes de todo o país, no Auditório do Centro Paroquial de Santa Maria Maior, às 10h, seguido de uma apresentação sobre a cidade e sobre a Assembleia ecuménica de Sibiu, celebrada na Roménia, em princípios de Setembro, e uma celebração ecuménica, com a presença do Bispo Diocesano. À tarde, os jovens percorrerão em vários grupos os lugares mais emblemáticos da cidade, onde farão uma reflexão bíblica. Pelas 16h30, voltam todos a encontrar-se junto a Sé Catedral para o Encerramento e o Envio.

A entrada no evento é aberta, contudo é desejável que os grupos interessados informem o Secretariado Diocesano sobre o número de participantes através do email jotas@tugamail.com

Etiquetas:

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com