terça-feira, junho 29, 2004

Plano de Actividades 2003-2004

«Viemos adorá-Lo» (Mt 2,2).

«Queridos jovens, o próximo Encontro Mundial realiza-se, como sabeis, em 2005 na Alemanha, na cidade e diocese de Colónia. O caminho é longo, mas o tempo que nos separa desse encontro pode servir para uma intensa preparação. […] Vivei comprometidos, na oração, na escuta atenta e na partilha gozosa destas ocasiões de “formação permanente”, manifestando a vossa fé ardente e devota! Tal como os Reis Magos, sede também vós peregrinos animados do desejo de encontrar o Messias e adorá-Lo! Anunciai com valentia que Cristo, morto e ressuscitado, venceu o mal e a morte! Confio-vos à Virgem Maria, Mãe de Cristo e da Igreja», João Paulo II, 2003, 7.


Objectivo Geral:
Trabalhar com os jovens e seus animadores, na evangelização e na educação cristã, em ordem à opção por Jesus Cristo, à maturidade humana e cristã da fé e ao compromisso eclesial, apostólico e social (Bases, 7).

Objectivos específicos:
- Promover a formação específica dos animadores juvenis, no espírito sinodal.
- Promover e consolidar as equipas arciprestais, com incidência particular, no arciprestado de Caminha.
- Celebrar a fé com os jovens, numa forte consciência eclesial, a nível paroquial, arciprestal, diocesano, nacional e mundial.
- Sensibilizar para a acção e reflexão ecuménica da Igreja.
- Manter e aprofundar a consciência da missão vocacional de toda a Igreja, de acordo com as orientações da CEP, na oração e na partilha.



ARTIGOS DA CHAMA – JULHO DE 2004.




Programa Provisório do ano pastoral 2004-2005
Junto com a presente CHAMA, enviamos o Programa Provisório do ano pastoral. É provisório porque teremos ainda em conta as datas diocesanas e sinodais que vierem a ser apontadas. Também porque alguns lugares das actividades podem vir a ser adaptados conforme as necessidades. Alertamos contudo para o facto de que a data do Viana Jovem (22 de Maio) é definitiva.

Nova localização da Pastoral Juvenil

A partir de Setembro deste ano, o Secretariado da Pastoral Juvenil passará a funcionar totalmente na Cúria Diocesana. Isto deve-se à organização da vida do Seminário Diocesano, a quem muito agradecemos a colaboração que nos prestou desde o ano 2000, nas três equipas formadoras que entretanto lá nos acolheram. Agradecemos, pois, que no próximo ano pastoral, toda a correspondência e comunicações sejam feitas para Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864. Viana do Castelo; 258-824567; fax 258-824459; jotas@tugamail.com

Formação de animadores
No dia 19 de Junho, fizemos o tema final sobre Programação e avaliação de pastoral juvenil. Com ele concluímos um ano de formação com 28 animadores de Ponte de Lima, Viana do Castelo e Paredes de Coura. Os jovens da paróquia de Brandara, associaram-se aos animadores e com eles partilharam um momento de ágape e de oração. A todos muitos parabéns! Para o ano, com a ajuda do Eternamente Jovem, estaremos a trabalhar em Caminha, pois o Sr. Arcipreste e o Sr. Padre Assistente já nos acolheram com amizade, como aliás fizeram no ano passado, o Mons. José Ribeiro, o Pe. Agostinho e o Pe. Vilar: muito obrigado!

Peregrinação a Taizé
Juntamos nesta CHAMA um pequeno cartaz sobre a ida a Taizé. Se repararem, as datas foram alteradas e o preço da viagem também, pois desceu para 200€. O motivo é que já não vamos sozinhos mas unimo-nos à diocese de Coimbra e já temos garantida a viagem. As inscrições acabam em 15 de Julho e as datas das reuniões de preparação são as seguintes: 17 e 31 de Julho e 14 de Agosto. O número ficou limitado a 25 inscrições.

Bandas católicas em Concerto.
Durante o Congresso Internacional para a Nova Evangelização em 2005, a diocese de Lisboa promoverá um mega concerto de bandas católicas a realizar no dia 16 de Outubro no parque da Expo. Procuram Bandas Rock, Rap e Hip Hop, não querem nada pop, com música de mensagem. Os interessados devem ligar para o Pe. Paulo Araújo - 914 764 530

A todos, jovens e animadores, jovens em corpo e em espírito, desejamos SANTAS E BOAS FÉRIAS!!!

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com