quinta-feira, setembro 23, 2004

Novidades...

Jovens regressam de Taizé e preparam Ano pastoral 2004-2005

Desta vez foi Viana em Taizé.
Um grupo de 14 jovens, animados pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, participaram numa «Parábola da Unidade», na Comunidade de Taizé, nos passados dias 22-29 de Agosto. A experiência fazia parte do programa pastoral do ano transacto e, embora o número de participantes tenha sido muito reduzido, a verdade é que a experiência foi muito satisfatória, segundo a opinião do Secretariado.
Recorde-se que ainda em 15 de Março deste ano, o irmão David da comunidade de Taizé, esteve na diocese com o intuito de motivar os jovens para participar nesta iniciativa e, particularmente, no Encontro Internacional a realizar-se em Lisboa, com início no 28 de Dezembro e fim no dia 01 de Janeiro de 2005. Aguardam-se para o mesmo, mais de 20.000 jovens.
O dia em Taizé, dividia-se em três partes, articulando-se com a mesma tripartida Liturgia monástica, adaptada em Taizé à realidade ecuménica da comunidade e dos jovens que a visitam. Após a oração da manhã, os jovens distribuíam-se por grupos de trabalho ou de reflexão bíblica e reuniam-se, novamente, às 12h20m, na Igreja e nos seus numerosos anexos, construídos por causa da multidão sempre crescente, na oração do meio-dia. Após o almoço, os jovens alternavam novamente no trabalho ou na reflexão e voltavam a ver-se no lanche ou nos workshops. Após o jantar, o tempo era pequeno para tomar café e regressar à Igreja, para a oração da noite, uns dos momentos mais belos da jornada. Na sexta-feira, a Liturgia em Taizé recorda a Paixão e Morte do Senhor com a adoração do Ícone do Crucificado; no sábado, à noite, o Lucernário recorda a Ressurreição. No Domingo, a Eucaristia reúne toda a comunidade de monges e jovens, à volta do mesmo Altar. A sagrada Comunhão é distribuída pelos irmãos aos que desejam comungar; o Pão benzido por alguns jovens voluntários, aos que não comungam.
Cada jovem participante vive a experiência desde uma perspectiva muito diferente: à Aida, de Brandara, surpreendeu-lhe a prontidão com que os 4000 jovens presentes acorriam à Igreja, apenas os sinos começavam a tocar (muito diferente do nosso país! – acrescentou); ao Christopher, de Refoios, impactou o sorriso aberto que todos os jovens, de lugares e culturas tão distintas trocavam entre si; o Roberto e a Lúcia, disseram ainda, que «é maravilhoso rezar aqui, os cânticos são tão belos: saímos da Igreja depois de estar lá quase 2 horas e… regressámos logo!». Outra jovem disse ainda que foi a primeira noite da sua vida que passou-a toda dentro de uma Igreja, a cantar e rezar e o Paulo Emanuel e o Arcélio, seminaristas teólogos, disseram que «a bênção do irmão Roger é sublime: ele transmite imensa paz com seu olhar. Aqui faz-se uma experiência encarnada e profunda de ecumenismo».
Como consequência da visita a Taizé, a Equipa Arciprestal de Ponte de Lima e o Secretariado Diocesano, projectam realizar um momento semanal de oração de Taizé porque, como disse o irmão David no encontro particular com o grupo: «não existe um movimento de Taizé mas existem jovens de toda as dioceses e movimentos a rezar com o espírito de Taizé». Disse também: «espero reencontrar-vos em Lisboa este ano». Perto de 400 jovens eram portugueses na semana em que Viana esteve em Taizé.

1ª Reunião conta com a presença do Assistente, Pe. Fernando Caldas e despedida-agradecimento à Irmã Conceição.

Na passada sexta-feira 10 de Setembro, na Cúria Diocesana, o Secretariado Diocesano reuniu para deitar mãos à obra da evangelização dos jovens no novo ano Pastoral. Desta vez, contaram com a presença efectiva e não apenas on-line ou telefónica do Assistente, Pe. Fernando Caldas, que se encontra a cursar Pastoral Juvenil e Catequética, na Universidade Salesiana de Roma.
Dando continuidade ao Programa referente ao novo ano, divulgado no passado mês de Julho, o Secretariado recordou o mote «Viemos adorá-l’O», apontado por João Paulo II há 2 anos atrás e aprofundado na mensagem do Papa para a próxima Jornada de 2005, aliás já disponível no sítio do Vaticano.
Mantendo as Conversas com Deus que, neste ano, percorrerão os vários arciprestados, a Formação de Animadores terá lugar em Caminha; o Fórum Juvenil terá como tema «Psicologia e Religiosidade do jovem de hoje» e será na Cúria Diocesana, no próximo 27 de Novembro; finalmente, trabalharam sobre os três pólos unificadores do Ano: o Encontro de Taizé em Lisboa, o VI Viana Jovem e as Jornadas Mundias em Colónia, Alemanha.
O Secretariado trabalhará também no sentido de divulgar com maior eficácia as notícias, reflexões e dados pertinentes sobre a Pastoral Juvenil na diocese, mantendo um espaço neste mesmo semanário diocesano, Notícias de Viana, e actualizando também todas as semanas o sítio do Secretariado da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo.
O Secretariado aproveitou nessa tarde para agradecer à Irmã Maria da Conceição Pereira Mesquita o apoio e trabalho desenvolvido durante os últimos 4 anos pela Pastoral Juvenil na Diocese. A Irmã Conceição, franciscana hospitaleira da comunidade de Valverde em Viana, vai agora trabalhar para Santarém, no Cartaxo, onde o Secretariado deseja as maiores felicidades e bênçãos de Deus.

Retiro de Jovens com preparação conjunta aponta para o Conselho Diocesano de Pastoral Juvenil.

Ainda no ano passado, vários grupos e movimentos se queixaram de actividades que chocam nas agendas e, em muitos casos, com objectivos semelhantes ou mesmo idênticos, num visível desperdício de energias e recursos, e num aberto anti-testemunho contra a comunhão eclesial. Várias grupos tiveram actividades paralelas no dia do Viana Jovem, por exemplo. Por tudo isto, a aprovação do Conselho Diocesano de Pastoral Juvenil se torna mais premente e é um dos objectivos para o Ano Pastoral. As perspectivas de sua erecção são positivas e aponta-se, provavelmente, o próximo Viana Jovem.
Para levar a efeito essa mesma tentativa de comunhão eclesial, o movimento JAM e o Secretariado Diocesano promovem conjuntamente um retiro espiritual para jovens, nos dias 02 e 03 de Outubro, no Centro Pastoral Paulo VI. Os interessados podem escrever para o Secretariado nas instalações da Cúria ou para mail ou contactar os núcleos JAMistas de Cardielos ou Lanheses.

Lançamento do Ano de Pastoral Juvenil.

Na mesma reunião ficou agendada, ainda, uma assembleia para todos os Grupos, Movimentos e Obras presentes na Diocese que trabalham na área da Pastoral Juvenil, no dia 09 de Outubro, às 15h, na Cúria Diocesana, com a finalidade de apresentar detalhadamente o Programa Pastoral para este ano e dar informações mais precisas sobre os 3 grandes acontecimentos.
Nessa mesma Assembleia, estará presente o irmão José Ramón, da comunidade de Taizé que estará em visita a todo o país e à Espanha durante os meses de Outubro e Novembro.
O habitual desdobrável do Secretariado será também distribuído nessa ocasião, assim como no primeiro número da CHAMA e na Abertura do Ano Pastoral.

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com