segunda-feira, novembro 14, 2005

Relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus também em Viana do Castelo

Está a decorrer, desde 28 de Outubro a 16 de Dezembro, a visita das relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus a todas as dioceses portuguesas.

A Conferência Episcopal Portuguesa deseja que a graça de acolher em todas as dioceses portuguesas a visita das relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus, integrada no Congresso Internacional para a Nova Evangelização, em Lisboa, aponte para a perspectiva dinâmica e apostólica da fé cristã.

Como ninguém dá o que não tem, primeiro temos que aprender com a vida breve mas tão cheia e fecunda de Santa Teresinha, que se alimentou da Palavra de Deus («fogo que lhe queimou o coração»), e viver do inefável mistério da Eucaristia de que ela se alimentou, Jesus eucarístico, a energia da sua caridade. Desejava nunca perder da sua vida a presença de Jesus, implorando: «Ficai em mim, como no Sacrário». Depois, aprender no seguimento da vocação universal à santidade este caminho de “infância espiritual” tão próprio de Santa Teresa do Menino Jesus, que a levou, a partir da sua pequenez e debilidade, a descobrir, como criança ao colo da mãe, o amor de Deus contemplado em Jesus a quem se entrega radicalmente e rasga assim todos os horizontes apostólicos da Igreja. A sua fé não é uma fé de consumo e intimista mas que, fazendo transparecer a beleza irradiante da santidade, deseja «abrasar, abraçar e levantar apostólica e missionariamente o mundo».

A Conferência Episcopal Portuguesa lembra-nos: «A visita das relíquias deverá constituir momento para revigorar o sentimento religioso cristão, através da inserção da visita em actos litúrgicos próprios, adaptados a valorizar dimensões específicas do carisma teresiano, como meio de prolongar a vida litúrgica da Igreja, ao proporcionar alimento de uma piedade centralizada na vida sacramental. Convidamos todos os cristãos a acolher este dom, estas "pétalas de uma rosa desfolhada" como vestígios luminosos de uma vida atraída totalmente por Deus, encantadora pela beleza da sua interioridade e atravessada pelo amor misericordioso de Deus. Vivendo e morrendo de Amor, qual coração da sua vocação e missão na Igreja, impelirá pela visita, bem preparada em todas as dioceses, para que as comunidades cristãs se lancem a "fazer amar o Amor misericordioso", no coração da não crença, na expressão de Pio XI».

In Agência Ecclesia

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com