quarta-feira, outubro 11, 2006

Bento XVI propõe aos jovens serem os novos missionários das cidades

Bento XVI propôs aos jovens neste domingo que se convertessem nos novos missionários nas ruas e praças das cidades.

O Papa dirigiu sua exortação, ao cumprimentar os 350 jovens «missionários», como ele os chamou, que acabam de participar da terceira edição da missão «Jesus no centro», celebrada de 28 de Setembro a 8 de Outubro pelas ruas do centro histórico de Roma e que se encontravam reunidos na praça de São Pedro, junto aos peregrinos que rezaram o Angelus com o Papa.

«Queridos amigos, eu me alegro pelo vosso compromisso de anúncio do Evangelho nas ruas e praças, nas escolas e hospitais, assim como nos lugares de diversão dos jovens romanos», reconheceu.

«Eu peço-vos para manterem este estilo missionário na vida de todos os dias, aproveitando sempre as iniciativas formativas diocesanas», acrescentou Bento XVI.

No contexto da missão, organizaram-se encontros de oração e adoração eucarística em algumas das igrejas da cidade eterna, a Via Sacra desde a basílica de São João de Latrão até a basílica da Santa Cruz de Jerusalém, actividades nas ruas e a instalação da «barraca do encontro».

Não faltaram momentos de festa e testemunhos, com o concerto de abertura da missão que foi celebrado na Praça Navona, na noite do dia 30 de Setembro.

Graças à primeira edição deste missão, surgiu em Roma uma «Escola de evangelização diocesana», aberta a pessoas de 18 a 35 anos, dedicada a aprender a rezar, à escuta da Palavra de Deus, na qual se oferecem também "práticas de evangelização".

A missão foi organizada pelo serviço diocesano, pela Pastoral Juvenil do Vicariato de Roma e do Seminário Pontifício Romano Maior, em colaboração com algumas paróquias, associações e movimentos presentes no território da diocese.

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com