segunda-feira, maio 01, 2006

Viana conta com novos clérigos para lançar novo dinamismo evangelizador

O Bispo de Viana do Castelo ordenou este Domingo, numa Catedral repleta de fiéis, três diáconos e um presbítero que irão contribuir para «lançar um novo dinamismo evangelizador», numa altura em que a acção dos sacerdotes «é mais necessária do que nunca».
D. José Pedreira, sem descurar o papel específico do laicado, assinalou que os presbíteros estão posicionados como «os primeiros responsáveis da ‘nova evangelização’ do novo milénio» onde são chamados a estarem no meio do povo, solidários com todas as suas esperanças e angústias, sinais transparentes da esperança e dispostos a carregar com parte da cruz das vidas dos que lhes estão confiados. Esta é marca «distintiva» da identidade dos clérigos e a «mais valia no seio do povo de Deus», referiu o Prelado.
A situação actual, nomeadamente a «secularização da cultura dominante» dos meios para onde vão ser enviados a exercerem o seu ministério este novos membros do presbitério de Viana, torna esse ministério «mais complexo e de acrescidas dificuldades», fez notar o Bispo Diocesano sugerindo que, ao mesmo tempo, tudo se torna num «estimulante desafio». Neste contexto, «somos enviados a levar à sociedade, aos nossos contemporâneos, aqueles bens de que eles mais carecem e necessitam, os bens espirituais».
Para levar a bom porto este projecto de vida pessoal e da Igreja, recordou o Bispo, é necessário «alimentar» uma vida onde transpareça a «própria identidade de servidores» e de «união de amor com Jesus Cristo», assim como «disponibilidade e compromisso pessoal em ordem a uma formação permanente e completa».
Por outro lado, o Bispo Diocesano chamou atenção dos ordenandos para a «exigência da comunhão» e para a «digna celebração daquele mistério infindo que é a presença do amor de Deis no meio dos homens, a santíssima Eucaristia».
Estas ordenações na Diocese de Viana do Castelo e que se lhes seguirá no próximo Verão, complementa um momento histórico de particular relevo que é o impacto do primeiro Sínodo Diocesano, cuja exortação final deverá vir a público brevemente.
Nesta festa da celebração do sacramento da ordem, foram ordenados diáconos o André Filipe Gonçalves, natural de Darque, freguesia do concelho de Viana, na margem esquerda do rio Lima; Jorge Sousa e Silva, da freguesia de Bravães, na Ponte da Barca; e Custódio Branco, da freguesia de Cabreiro, no concelho de Arcos de Valdevez .
Pablo Lima, também ele do concelho de Arcos de Valdevez, mas da freguesia de Tabaçô, foi ordenado presbítero, estando agendada a sua Missa Nova para o próximo dia 14.
D. José Pedreira recomendou aos três diáconos e ao novo presbítero que façam da Eucaristia o alimento quotidiano e, ao terminar a homilia, exortou-os a «levarem esta mensagem de felicidade» a todos com os quais se cruzarem nos caminhos da vida.

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com