“Peregrinação de confiança na Terra”, Lisboa Taizé
Há 27 anos que a Comunidade de Taizé prepara anualmente um encontro europeu de jovens numa grande cidade do Continente. Esses encontros fazem parte de uma “Peregrinação de Confiança na terra” iniciada pela comunidade nos anos 70. Pela primeira vez, a “Peregrinação” fará etapa no nosso país, com dezenas de milhares de jovens cristãos de toda a Europa a viverem cinco dias de encontro, refelxão e oração em Portugal.
Os últimos encontros tiveram lugar em Hamburgo, Paris, Budapeste e Barcelona e reuniram sempre mais de 50.000 jovens. Supõe-se que em Lisboa o número seja inferior, mas o Ir. José Ramon, que já participou nas iniciativas anteriores, recorda que “no último encontro em Hamburgo os meus irmãos alemães estavam renitentes por se tratar de uma cidade portuária e, por isso, bastante secularizada, mas o Encontro foi fantástico”.
Cerca de duas centenas de paróquias da Grande Lisboa acolherão os jovens participantes provenientes de toda a Europa. A área abrangida pelo encontro é definida em função da acessibilidade ao Parque das Nações por transportes públicos. Certos concelhos de Setúbal e Santarém também estarão envolvidos.
Na carta em que anuncia o encontro ao Patriarcado de Lisboa, D. José Policarpo escreve: “este Encontro pode ser um sinal de que os jovens podem partilhar a esperança, não ter medo de Deus, e encontrarem na fé a força que os tornará protagonistas de um mundo novo. Acolhei os jovens, vossos irmãos, partilhai com eles a esperança, rompei com o cerco da indiferença, descobri um ideal, sede testemunhas da alegria.”
O Encontro Europeu de Jovens começa no dia 28 de Dezembro. A partir das 06h00 procede-se ao acolhimento, onde cada participante recebe um passe para os transportes públicos, um cartão para as refeições e um mapa de acesso à paróquia. O acolhimento nas comunidades decorre durante todo o dia, com a repartição dos participantes pelas famílias de acolhimento.
Durante o encontro, de manhã, em cada paróquia organiza-se uma oração e um tempo de reflexão e partilha com pessoas comprometidas a nível local. Todos os dias, ao meio-dia e à noite, haverá duas orações comunitárias com todos os participantes, nos pavilhões da FIL, no Parque das Nações. De tarde, os irmãos animarão encontros de reflexão sobre vários temas.
O evento termina no dia 1 de Janeiro de 2005 com a celebração da Eucaristia e o almoço nas famílias de acolhimento.
In Agência Ecclesia 13/10/2004 por Octávio Carmo
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home