segunda-feira, março 31, 2008

D. Jorge Ortiga reconduzido na presidência da CEP


Eleição ocorreu em Fátima, ao segundo escrutínio

D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, foi reconduzido na presidência da Conferência Episcopal Portuguesa para o próximo triénio (2008-2011). A eleição decorreu no início dos trabalhos da 168ª Assembleia Plenária da CEP, que se prolonga até 4 de Abril.

O Arcebispo de Braga foi eleito ao segundo escrutínio, com 16 votos, entre 29 eleitores, número suficiente para a maioria absoluta.

Para a vice-presidência da CEP foi eleito D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima.

Para o próximo triénio, D. Jorge Ortiga pretende “dar continuidade” ao projecto anterior: Iniciação cristã. E realça: “fazer com as dioceses em Portugal trabalhem em sintonia”.

Quando faltam regulamentar alguns pontos da Concordata, o Presidente da CEP tenciona “intensificar os contactos com o governo”. “A Concordata é uma lei de Direito Internacional e exige uma regulamentação” – disse à Comunicação Social no dia da reeleição.

Enquanto não surgir essa regulamentação aplica-se a anterior. “Pretendemos que surja uma regulamentação nova ou então que alguns funcionários não estejam a exorbitar das suas funções” – lamentou D. Jorge Ortiga. Apesar da promessa do Governo que neste primeiro semestre “muita coisa será feita”, o presidente da CEP salienta: “estaremos atentos”.

Quando os jornalistas lhe perguntaram se esperava por este resultado, D. Jorge Ortiga disse que “não se trata de esperar ou não esperar, mas vontade para servir”. E acrescenta: “nunca disse a ninguém que estava cansado”.

Com um ambiente nem sempre favorável à Igreja, o Presidente da CEP realça que a Igreja “se preocupa muitas vezes com a dimensão externa”. No entanto, quando “estamos em desacordo com algumas situações não é para atacar ninguém”.


In Agência Ecclesia

Etiquetas:

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com