sexta-feira, dezembro 05, 2003

O VALOR DA VIDA HUMANA

Na vida de Jesus, desde o início até ao fim, encontra-se esta "dialéctica" singular entre a experiência da CONTINGÊNCIA da vida humana e a afirmação do seu VALOR. De facto, a precariedade caracteriza a vida de Jesus, desde o seu nascimento.
Ele depara certamente com o ACOLHIMENTO dos justos, que se unem ao "sim" pronto e feliz de Maria (Lc l,38). Mas logo aparece também a REJEIÇÃO por parte de um mundo que se torna hostil e procura o Menino «para O matar» (Mt 2,13), ou então fica indiferente e alheio ao cumprimento do mistério desta vida que entra no mundo: "não havia para eles lugar na hospedaria" (Lc 2,7). Exactamente por este contraste as ameaças e inseguranças, por um lado, e o poder do dom de Deus, pelo outro resplandece com maior força a glória que irradia da casa de Nazaré e da manjedoura de Belém: esta vida que nasce é salvação para a humanidade inteira (Lc 2,10-11).
As CONTRADIÇÕES e RISCOS da vida são assumidos plenamente por Jesus: «sendo rico, fez-se pobre por vós, a fim de vos enriquecer pela pobreza» (2 Cor 8,9). Esta pobreza, de que fala Paulo, não é apenas DESPOJAMENTO dos privilégios divinos, mas também PARTILHA das condições mais humildes e precárias da vida humana (Fl 2,76-7). Jesus vive esta pobreza ao longo de toda a sua vida até ao momento culminante da cruz:
"rebaixou-se a si mesmo,
tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Por isso mesmo é que Deus elevou acima de tudo
e lhe concedeu o nome que está acima de todo o nome" (Fl 2,8-9)
É precisamente na sua morte que Jesus revela toda a grandeza e valor da vida, enquanto a sua doação na cruz se torna fonte de vida nova para todos os homens (Jo 12,32). Neste peregrinar por entre as contradições e a própria perda da vida, Jesus é guiado pela certeza de que ela está nas mãos do Pai. Por isso, na cruz pode dizer-lhe: <> (Lc 23,46), isto é, a minha vida. Verdadeiramente GRANDE É O VALOR DA VIDA HUMANA, se o Filho de Deus a assumiu e fez dela o lugar onde se realiza a salvação para a humanidade inteira! (JOÃO PAULO II, Evangelho da Vida, nº 33)

Muito em breve teremos uma colaboração muito especial

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com