quinta-feira, outubro 04, 2007

A fé cristã é o encontro com Jesus

A fé cristã não é um sistema de idéias ou ético, antes de tudo, é o encontro com Jesus, declara Bento XVI.

Esta foi a conclusão à qual chegou na audiência geral desta quarta-feira, na qual apresentou São Cirilo de Alexandria, padre da Igreja, falecido no ano 444, que entregou sua vida para mostrar que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, ante as heresias de sua época.

«A fé cristã é antes de tudo encontro com Jesus, uma pessoa que dá à vida um novo horizonte», explicou o Papa aos 40 mil peregrinos congregados na Praça de São Pedro do Vaticano, em um dia praticamente de verão.

«Jesus entrou no tempo com o nascimento de Maria, a ‘Theotòkos’, e estará sempre conosco, segundo sua promessa», seguiu assegurando o Papa ao recolher os ensinamentos de Cirilo, conhecido pelas Igrejas do Oriente como «custódio da exatidão», ou seja, da verdadeira fé.

«E isso é importante – concluiu o pontífice: Deus é eterno, nasceu de uma mulher e segue conosco cada dia. Nesta confiança vivemos, nesta confiança encontramos o caminho de nossa vida.»

A catequese foi uma prova da estima que os Papas, e em particular Bento XVI, sentem pela tradição teológica dos cristãos orientais, que hoje são ortodoxos em sua grande maioria.

Padres da Igreja do Oriente, como São Ciril o, declarou, mostram «que tanto a tradição oriental como a ocidental expressam a doutrina da única Igreja de Cristo».

Com sua chegada ao Vaticano para participar da audiência, Bento XVI deixou definitivamente a residência pontifícia de Castel Gandolfo, onde transcorreu a maior parte do verão desempenhando suas atividades cotidianas.

Etiquetas: ,

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com