sábado, janeiro 29, 2005

Semeador de vida e de esperança

A luz suave do sol da primavera já se fazia sentir. Ao redor da pequena aldeia era grande a azáfama dos agricultores. A sua jornada há muito tinha começado.
Era época das sementeiras e ninguém tinha tempo a perder. Sabiam que as suas vidas dependiam dos frutos das sementes que, com afinco, lançavam nos terrenos lavrados e preparados para acolher tão precioso bem.

Também João, um velho e zeloso agricultor, cuidava com carinho do seu pedaço de terra. Era tudo o que possuía. Tinha vendido todos os seus bens porque acreditava que aquele terreno podia produzir muito fruto. Era o seu tesouro, tinha apostado tudo nele. Na verdade não era um grande terreno. Tinha uma pequena zona de terra fértil, mas uma boa parte era pedregosa e dificilmente seria capaz de produzir algo mais do que espinhos. Mas, apesar das contrariedades, João não se cansava de semear. Amava tanto aquele pobre pedaço de terra, e tinha tanta esperança em fazer dele um belo campo transbordante de vida, que mesmo nas zonas mais áridas lançava a semente com alegria. Os outros agricultores não entendiam como era possível tal atitude e diziam entre si:

- Vejam o pobre do João! A semear no meio das pedras!
- Como é que pode desperdiçar a semente naquele terreno?

Alguns, com pena dele, diziam-lhe mesmo:
- João! Não vês que a semente é preciosa! Não a desperdices no meio das rochas!

Mas João continuava. Ele sabia, que no terreno fértil a semente dá fruto abundante e por isso, já o tinha lavrado e semeado. Mas aquele era o seu terreno, o terreno que ele tanto amava, tinha que cuidar dele por igual.

Terminada a época das sementeiras, a azáfama da aldeia deu lugar à habitual pacatez, própria das gentes que vivem ao ritmo do tempo. Era altura de esperar pelas colheitas. E ela chegou carregada de novidade. Naquele ano todos os agricultores se alegraram. Os campos férteis semeados com esperança de abundantes colheitas deram fruto como nunca se tinha visto.

Também naquele ano o João sorriu. Na zona mais árida do seu pobre terreno floriu uma pequena flor.

segunda-feira, janeiro 24, 2005

Pe. Joaquim Carreira das Neves na conferência "O Código da Vinci - da ficção à realidade"

Pode-se ler no site paroquias.org um artigo resumo sobre a conferência "O Código da Vinci - da ficção à realidade" do Pe. Joaquim Carreira das Neves.

"O romance policial O CÓDIGO DA VINCI de Dan Brown tornou-se em pouco tempo no maior “best-seller” dos últimos tempos. Segundo os entendidos já se venderam mais de quinze milhões de exemplares. Afirmam alguns que é a “Nova Bíblia descodificada”. Dizem outros que se trata de um romance com o fim de arrasar todas as verdades da Igreja Católica ao longo dos séculos..."(Continua aqui)

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com