segunda-feira, março 20, 2006

MENSAGEM DO SANTO PADRE BENTO XVI AOS JOVENS DO MUNDO...

Caros amigos,

Acabei de traduzir a mensagem de Bento XVI. Estava há dias no site do Vaticano mas não mais a traduziam...
Fiz a tradução a partir do espanhol e conferi com o italiano... Creio que está boa e que vos será útil.

A todos um abraço do Pablo!

Ps. Resumo da Mensagem… «Amarrai-vos» à Palavra de Deus! :)

MENSAGEM DO SANTO PADRE BENTO XVI
AOS JOVENS DO MUNDO
COM MOTIVO DA XXI JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
9 DE ABRIL DE 2006

“A tua Palavra é lâmpada para os meus pés
e luz para o meu caminho”
(Sal 118,105)

Caros jovens!

Ao dirigir-me com alegria a quantos vos preparais para a XXI Jornada Mundial da Juventude, revivo na minha alma a memória das experiências enriquecedoras feitas, na Alemanha, no passado mês de Agosto. A Jornada deste ano celebrar-se-á nas diferentes Igrejas locais e será uma ocasião oportuna para reavivar a chama do entusiasmo acendida em Colónia e que muitos de vós levastes às próprias famílias, paróquias, associações e movimentos. Ao mesmo tempo, será um momento privilegiado para fazer participar a tantos amigos vossos na peregrinação espiritual das novas gerações para Cristo.

O tema que proponho à vossa consideração é um versículo do Salmo 118: “A tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” (v. 105). O amado Papa João Paulo II comentou assim estas palavras do Salmo: “O orante se lança no louvor da Lei de Deus, que toma como lâmpada para os seus passos no caminho muitas vezes escuro da vida” (Audiência geral de quarta-feira 14 de novembro de 2001). Deus revela-se na historia, fala aos homens e a sua palavra é criadora. Com efeito, o termo hebraico “dabar”, normalmente traduzido com o termo “palavra”, tanto significa palavra como acto. Deus diz o que faz e faz o que diz. No Antigo Testamento, anuncia aos filhos de Israel a vinda do Messias e a instauração duma “nova” aliança; no Verbo feito carne Ele cumpre as suas promessas. Isto também o evidencia o Catecismo da Igreja Católica: “Cristo, o Filho de Deus feito homem, é a Palavra única, perfeita e insuperável do Pai. N’Ele diz tudo, não haverá outra palavra mais do que esta” (n. 65). O Espírito Santo, que guiou o povo eleito, inspirando os autores das Sagradas Escrituras, abre o coração dos crentes à inteligência que estas contêm. O mesmo Espírito está activamente presente na Celebração eucarística quando o sacerdote, pronunciando “in persona Christi” as palavras da consagração, converte o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo, para que sejam alimento espiritual dos fiéis. Para avançar na peregrinação terrena até à Pátria celeste, temos todos que nutrir-nos da palavra e do pão de Vida eterna, inseparáveis entre si!

Os Apóstolos acolheram a palavra da salvação e transmitiram-na aos seus sucessores como uma jóia preciosa custodiada no cofre seguro da Igreja: sem a Igreja, esta pérola corre o risco de se perder ou de se destruir. Caros jovens, amai a palavra de Deus e amai a Igreja, que vos permite aceder a um tesouro de tão grande valor introduzindo-vos no apreço pela sua riqueza. Amai e segui a Igreja que recebeu do seu Fundador a missão de indicar aos homens o caminho da verdadeira felicidade. Não é fácil reconhecer e encontrar a autêntica felicidade no mundo em que vivemos, no qual o homem frequentemente é refém de correntes ideológicas, que o induzem, apesar de crer-se “livre”, a perder-se nos erros e ilusões de ideologias aberrantes. Urge “libertar a liberdade” (cfr. Encíclica Veritatis splendor, 86), iluminar a escuridão em que a humanidade vai a cegas. Jesus mostrou como pode acontecer isto: “Se permanecerdes na minha Palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8, 31-32). O Verbo encarnado, Palavra da Verdade, nos liberta e dirige a nossa liberdade para o bem.

Caros jovens, meditai frequentemente a palavra de Deus, e deixai que o Espírito Santo seja o vosso mestre. Descobrireis, então, que o pensamento de Deus não é o dos homens; sereis levados a contemplar o Deus verdadeiro e a ler os acontecimentos da Historia com Seus olhos; provareis em plenitude a alegria que nasce da verdade. No caminho da vida, que não é fácil nem está isento de insídias, podereis encontrar dificuldades e sofrimentos e, às vezes, tereis a tentação de exclamar com o Salmista: “Estou profundamente angustiado” (Sal 118, 107). Não vos esqueçais de lhe dizer também: Senhor “dá-me vida segundo a tua palavra... A minha alma está continuamente em perigo mas não esqueço a tua lei” (vv. 107.109). A presença amorosa de Deus, através da sua palavra, é lâmpada que dissipa as trevas do medo e ilumina o caminho, também nos momentos mais difíceis.

O Autor da Carta aos Hebreus escreve: “A Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes. Penetra até ao limite da alma e do espírito, até às conjunturas e medulas; e perscruta os sentimentos e pensamentos do coração” (4,12). É preciso levar a sério a exortação a considerar a palavra de Deus como uma “arma” indispensável na luta espiritual; esta age eficazmente e dá fruto se aprendemos a escutá-la para depois obedecer-lhe. O Catecismo de la Iglesia Católica explica-nos: “Obedecer (ob-audire) na fé, é submeter-se livremente à Palavra escutada, porque a sua verdade está garantida por Deus, a Verdade mesma” (n. 144). Se Abraão é o modelo desta escuta que é obediência, Salomão revela-se, por sua vez, como um apaixonado peregrino da sabedoria contida na Palavra. Quando Deus lhe propõe: “Pede-me o que queres que te dê”, o sábio rei responde: “Concede, pois, ao teu servo, um coração que entenda” (1 Re 3,5.9). O segredo para ter um “coração que entenda” é formar um coração capaz de escutar. Isto consegue-se meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre mais.

Caros jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la sempre à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer a Cristo. São Jerónimo observa a este respeito: “A ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo” (PL 24,17; cfr. Dei Verbum, 25). Um caminho bem provado para aprofundar e apreciar a palavra de Deus é a lectio divina, que constitui um verdadeiro e apropriado itinerário espiritual por etapas. Da lectio, que consiste em ler e reler uma passagem da Sagrada Escritura tomando os elementos principais, passa-se à meditatio, que é como que uma paragem interior, na qual a alma se dirige para Deus tentando compreender o que a Sua palavra diz hoje para a vida concreta. A continuação, segue a oratio, que faz que nos ocupemos com Deus num colóquio directo e, finalmente, chega-se à contemplatio, que nos ajuda a manter o coração atento à presença de Cristo, cuja palavra é “lâmpada que brilha em lugar escuro, até que o dia desponte e a estrela da manhã nasça em vossos corações” (2 Pe 1,19). A leitura, o estudo e a meditação da Palavra têm que desembocar depois numa vida de coerente adesão a Cristo e à sua doutrina.

O apóstolo Tiago adverte: “Tendes de pôr em prática a Palavra e não apenas ouvi-la, enganando-vos a vós mesmos. Porque, quem se contenta com ouvir a palavra, sem a pôr em prática, é como um homem que contempla a sua fisionomia num espelho: mal acaba de se contemplar, sai daí e esquece-se de como era. Aquele, porém, que medita atentamente a lei perfeita da liberdade e persevera nela —não como quem a ouve e logo se esquece mas como quem a cumpre — esse encontrará a felicidade ao pô-la em prática.” (Tg 1,22-25). Quem escuta a palavra de Deus e se remete sempre a ela põe a sua própria existência sobre um fundamento sólido. “Todo o que ouvir as minhas palavras e as puser em prática, —diz Jesus— será como o homem prudente que edificou a sua casa sobre rocha” (Mt 7,24): não cederá às inclemências do tempo.

Construir a vida sobre Cristo, acolhendo com alegria a palavra e pondo em prática a doutrina: eis aqui, jovens do terceiro milénio, aquele que deve ser o vosso programa! É urgente que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios do nosso tempo e dispostos a difundir o Evangelho por todas as partes. É isto que vos pede o Senhor, é a isto que a Igreja vos convida, é isto que o mundo—mesmo sem o saber — espera de vós! E se Jesus vos chama, não tenhais medo de responder-Lhe com generosidade, especialmente quando vos propõe segui-l’O na vida consagrada ou na vida sacerdotal. Não tenhais medo; fiai-vos n’Ele e não ficareis desiludidos.

Caros amigos, com a XXI Jornada Mundial da Juventude, que celebraremos no próximo 9 de Abril, Domingo de Ramos, empreenderemos uma peregrinação ideal em direcção ao Encontro Mundial dos jovens, que terá lugar em Sydney no mês de Julho de 2008. Preparar-nos-emos a este grande encontro marcado, reflectindo juntos sobre o tema O Espírito Santo e a missão, através de etapas sucessivas. Neste ano concentraremos a nossa atenção no Espírito Santo, Espírito da verdade, que nos revela Cristo, o Verbo feito carne, abrindo cada um o coração à Palavra de salvação, que conduz à Verdade plena. No ano seguinte, 2007, meditaremos sobre um versículo do Evangelho de São João: “Assim como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros” (13,34) e descobriremos ainda mais profundamente como o Espírito Santo é Espírito de amor, que infunde em nós a caridade divina e nos faz sensíveis às necessidades materiais e espirituais dos irmãos. Por último, chegaremos à Jornada Mundial do ano 2008, que terá como tema: “Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós e sereis minhas testemunhas” (Act 1,8).

Desde já, num clima de incessante escuta da palavra de Deus, invocai, queridos jovens, o Espírito Santo, Espírito de fortaleza e de testemunho, para que vos torne capazes de proclamar sem temor o Evangelho até aos confins da terra. Maria, presente no Cenáculo com os Apóstolos à espera do Pentecostes, seja para vós mãe e guia. Que Ela vos ensine a acolher a palavra de Deus, a conservá-la e a meditá-la no vosso coração (cfr. Lc 2,19) como Ela o fez durante toda a vida. Que vos encoraje a dizer o vosso “sim” ao Senhor, vivendo a “obediência da fé”. Que vos ajude a estar firmes na fé, constantes na esperança, perseverantes na caridade, sempre dóceis à palavra de Deus. Acompanho-vos com a minha oração, enquanto vos abençoo a todos de coração.

Vaticano, 22 de Fevereiro de 2006, Festa da Cadeira de São Pedro Apóstolo.

BENTO XVI

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com