quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Propostas para a Quaresma

O Vaticano decidiu abrir um link especial no seu site para ajudar os católicos de todos os continentes a viver a Quaresma, apresentando desde textos de meditação de João Paulo II até cantos litúrgicos.
Além da mensagem de João Paulo II para este ano, na qual propõe gestos de particular proximidade aos idosos, este serviço especial oferece as “estações quaresmais”, itinerário e meditações por igrejas de Roma para cada um destes dias.
(Veja aqui o link)

In Agência Ecclesia

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Corresponsabilidade na Pastoral Juvenil

“O espírito de comunhão eclesial não se consegue se não houver trabalho de conjunto dos órgãos diocesanos com as congregações, os movimentos e as obras”, referiu D. António Carrilho, Presidente da Comissão Episcopal para o Apostolado dos Leigos, no encerramento da reunião nacional de responsáveis diocesanos de pastoral juvenil, que este fim de semana, 4 e 5, decorreu em Fátima.
Lamentando que, depois da apresentação das Bases para a Pastoral Juvenil, não se tivesse avançado para os itinerários de formação para jovens, D. António Carrilho espera que o futuro da Pastoral Juvenil em Portugal passe pela corresponsabilidade de todas as partes envolvidas, através do Conselho Nacional de Pastoral Juvenil (CNPJ), uma vez que ele “vai ganhando interesse e participação”, afirmou.(Continua aqui)

Fonte Agência Ecclesia

Continuando com algumas histórias que nos fazem pensar…

Começava a anoitecer e, como sempre, esta era a hora em que muitos podiam ir ter com Jesus. Era uma altura especial: muitos vinham com os seus problemas, as suas questões, outros traziam os seus doentes… E Jesus não se cansava de estar ali, com cada um. Depois, havia sempre espaço para alguma partilha: em cada dia parecia acontecer o milagre da multiplicação dos pães. Com o pouco que cada um podia trazer, a comida chegava sempre para todos.

Apesar de ter tido um dia cheio, Jesus não parecia cansado, e os seus discípulos pareciam fascinados com aquele rosto que transmitia aquela felicidade de que tinha falado ainda há pouco… Como desejavam perceber melhor tudo isso de que Ele falara para se sentirem mais parecidos com o Mestre!

Começaram a distribuir a comida, enquanto se acendiam aqui e ali uns archotes para dar um pouco de luz àquela noite.

- Sabes, Jesus – disse um dos que ali estavam – devia haver mais pessoas como tu! Pessoas assim capazes de nos trazer vida e esperança… Sabes como é difícil viver neste mundo cheio de problemas, de dificuldades… às vezes parece que está tudo contra nós!

Jesus sorriu àquela afirmação. Olhou nos olhos aquele que lhe falara e percebeu como era do fundo do coração que ele Lhe falara… Comeu um pouco mais do peixe que Lhe tinham dado…
- Está muito bom este peixe, não acham? – perguntou aos que estavam ali mais perto, sentados junto de um dos archotes.
- Sim! – foram respondendo.

- É verdade! – continuou Jesus – A diferença que faz um pouco de sal na comida! É verdade que vos trago um boa nova, que vos anuncio que o Reino está próximo. Mas agora, também vocês são chamados a fazer o mesmo que Eu. Vocês são o sal da terra! Imaginem que o sal perdia o seu sabor! Para que serviria?!
Para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens… Serem como um pouco de sal, que é pouco, mas faz a diferença toda! E olhem para este archote?! Acham que ele se acende para se esconder, para se meter debaixo de alguma coisa?! Para isso não valia a pena o esforço do o acender. Mas sendo apenas um archote, aceso aqui, ilumina-nos a todos… Tal como uma cidade que se constrói no cimo de um monte não se pode esconder, também uma luz é acesa para que todos vejam! Não para ficar escondida! E vocês são essa luz, a luz do mundo, para dar vida e dar esperança a todos os que encontram, e também eles encontrem e louvem o Pai!

Olhou de novo para aquele que o tinha interpelado… E continuou:
- Sabes, és tu também que és este sal e esta luz… O que recebes agora de Mim não é apenas para ti…

E naquela noite aquele homem não foi capaz de desviar os olhos da chama daquele archote enquanto revisitava cada momento da sua vida…

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com