quarta-feira, abril 28, 2004

Site Amigos de Taizé

Quem for a Taizé poderá gostar deste site.

ARTIGOS DA CHAMA – MAIO DE 2004.




Viana Jovem é já neste mês!
O Encontro Diocesano da Juventude é já no dia 23 deste mês! Pretendemos este ano celebrar o dom da juventude, de acordo com a sugestão do Santo Padre, «Queremos ver Jesus», e na igreja-mãe da Diocese, a Sé Catedral, que é a Igreja do nosso Bispo. Ele mesmo estará connosco todo o dia. O Secretariado tem a disposição dos grupos interessados, um texto-base de preparação que enviará àqueles que o requisitarem via email.

Encontro Arciprestal de Arcos de Valdevez
No monte da Senhora do Castelo, em Arcos de Valdevez, 80 jovens celebraram o Dia Mundial da Juventude e o seu Encontro Arciprestal. A equipa actual está a trabalhar desde Janeiro mas tem dado provas de entusiasmo e coragem! Parabéns!

Fátima Jovem menos participado.
Diminui neste ano para 150 o número de jovens diocesanos que participaram no Fátima Jovem. Parece que houve uma certa inércia por parte de algumas equipas arciprestais que aguardaram por inscrições sem terem feito a divulgação. Em contrapartida, os participantes deste ano não deixaram de preparar-se com as catequeses disponíveis para o efeito. Para todos eles vai uma palavra de felicitações pela seriedade empenhada na Peregrinação Nacional dos jovens.

Viana peregrina a TaizéJá recebemos 10 inscrições e muitos outros nos falaram que estão interessados. Recordamos que o número limite será de 50 participantes e que a ordem de chegada das inscrições será o critério a observar. Caros jovens: não deixeis para a última hora porque… podeis ficar em terra!

terça-feira, abril 27, 2004

Primavera vocacional em Viana do Castelo

.
A diocese de Viana do Castelo conta, desde o dia 25 de Abril, com um novo sacerdote e cinco diáconos. Nesta primavera vocacional, a celebração foi presidida por D. José Pedreira, bispo da diocese que durante a homilia relembrou àqueles jovens que a entrega pessoal da vida própria “é expressão viva” do apelo de Cristo a quem “queira segui-Lo”.
Provavelmente por ser maior o número de diáconos, D. José Pedreira dedicou grande parte da homilia a explicar como a “comunidade primitiva de Jerusalém resolveu o problema do serviço aos mais carenciados” no quadro da edificação da Igreja recém-criada. O diaconado, um grau próprio e específico do exercício do sacerdócio ministerial, é instituído na hierarquia da Igreja para serviço ao ministério dos presbíteros, complementa a sua acção – recordou o Prelado, referindo mais uma vez que a diocese de Viana “está empenhada em restaurar nas suas estruturas o Diaconado permanente”.


| Luís Filipe Santos| 26/04/2004

--------------------------------------------------------------------------------

Agência Ecclesia


Parabéns

Particularmente ao amigo Pablo Lima responsável pela Pastoral Juvenil Diocesana, por este acréscimo de responsabilidade ao ser ordenado diácono.

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com