sexta-feira, fevereiro 13, 2004

As inscrições devem ser enviadas para:

Festival Diocesano da Canção Religiosa Juvenil 2004.
Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.
Seminário Diocesano.
Rua de S. José.
4900-308. Viana do Castelo.
Fax 253-824134 e jotas@megamail.pt

FESTIVAL DIOCESANO DA CANÇÃO RELIGIOSA JUVENIL 2004 SEMINÁRIO DIOCESANO DE VIANA DO CASTELO

"Queremos ver Jesus (Jo 12, 21)"

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, convida todos os grupos juvenis da diocese a participar no Festival Diocesano da Canção Religiosa Juvenil 2004, que terá lugar no dia 28 de Março no Seminário Diocesano de Viana do Castelo.

Os objectivos deste Festival são:
1. Motivar a criação poético-musical juvenil, com base nos valores humanos e cristãos, como meio de evangelização;
2. Promover o encontro e o convívio entre os grupos juvenis da diocese;
3. Apurar o representante diocesano para o Festival Nacional da Canção Religiosa, a realizar-se em Fátima, no dia 1 de Maio de 2004.

"Queremos ver Jesus (Jo 12, 21)"

Foi no Domingo de Ramos - (Jo 12, 12ss) A multidão apertava-se para ver passar Jesus. Colocavam ramos de palmeiras no chão e aclamavam-nO dizendo: Hossana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel! Assim entrou Jesus triunfalmente em Jerusalém. Passadas algumas horas, alguns gregos que não puderam presenciar a entrada de Jesus, foram ter com os discípulos, particularmente com Filipe, e disseram-lhe; Senhor, queremos ver Jesus.
Hoje como ontem, muitos homens não conseguiram ainda ver Jesus e procuram quem lho mostre. Em especial, muitos jovens, têm sede e necessidade de conhecer a Vida e a Vida em abundância que só Jesus pode dar. Interior e exteriormente, muitos deles clamam: Queremos ver Jesus!
Este Festival quer ser tradução e resposta a este apelo intemporal dos homens sedentos de Deus.

Regulamento:

1. Organização.
A organização do Festival é da responsabilidade do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil. Todas as canções serão submetidas à apreciação prévia de um júri.

2. Participantes.
Os elementos de cada grupo devem ter, obrigatoriamente, idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, com proveniência ou residência na diocese de Viana do Castelo.
Cada grupo poderá ter um máximo de 7 elementos e devem comprometer-se a respeitar o Regulamento deste mesmo Festival.

3. Canções concorrentes.
A letra e a música das canções devem subordinar-se ao tema "Queremos ver Jesus" (Jo 12, 21).
Cada canção não deve ultrapassar os 4' nem ser inferior aos 3'.
Cada grupo pode concorrer com várias canções até à pré-selecção efectuada pelo Secretariado, cujos resultados serão comunicados atempadamente.

4. Condições de participação.
Os concorrentes deverão enviar uma folha A-4 com o texto dactilografado da canção, assim como com os nomes e contactos dos elementos (especificando os autores e os intérpretes) do grupo e fotocópias dos Bilhetes de Identidade.
Deverão anexar uma gravação sonora da canção com vozes e outra sem vozes, de preferência em formato digital.
Será de desejar o envio de uma partitura, o mais completa possível. A data limite das inscrições é 29 de Fevereiro. Estas devem ser enviadas para os contactos do Secretariado Diocesano
Após o envio da inscrição e efectuada a pré-selecção, os autores e intérpretes ficam vinculados a este Regulamento e não poderão retirar a canção. A vinculação comporta a livre autorização da obra para os fins deste Festival.
É permitido gravação e apresentação parcial em play-back de instrumentos mas não de vozes.

5. Pré-selecção e Ensaio de preparação.
Após o encerramento das inscrições, será feita a pré-selecção, num total de 8 canções participantes, e será comunicado aos grupos o resultado.
Será marcado um ensaio geral (ou vários parciais, se necessário), no qual o júri tomará contacto com as canções participantes.
Nos ensaios serão tomadas as devidas precauções para os instrumentos musicais e, caso seja necessário, o Secretariado Diocesano porá à disposição uma bateria com carácter obrigatório e insubstituível.

6. Júri.
Será constituído por cinco elementos designados pelo Secretariado Diocesano. A decisão do júri é irrevogável.

7. Prémios.
Serão contemplados os grupos considerados em 1.º, 2.º e 3.º lugar, assim como a Melhor Letra, Melhor Música e Melhor Interpretação; e um prémio a todos os grupos participantes.

Observação final.
Qualquer outro ponto não contemplado no Regulamento ficará à consideração e decisão do Secretariado Diocesano.


ARTIGOS DA CHAMA FEVEREIRO DE 2004.




Conversas com Deus.
A próxima Conversa com Deus será no Domingo 01 de Fevereiro, véspera da Festa da Apresentação do Senhor. Será dinamizada pelas Religiosas e Consagradas seculares da nossa diocese.

Festival Diocesano da Canção Religiosa - Adendas ao Regulamento.
Em 29 deste mês encerram as inscrições para o Festival. Já recebemos as de 3 grupos. Contudo, chamamos a atenção para 3 pormenores ausentes no Regulamento e que, por adaptações a nível nacional, apresentamos agora em jeito de adendas com carácter de obrigatoriedade: 1. As músicas devem ter, no mínimo, 3 minutos (e não 2'30'') e no máximo 4 min (e não 5'); 2. A decisão do júri e irrevogável; 3. Qualquer outro ponto não contemplado no Regulamento ficará à consideração e decisão do Secretariado Diocesano.

Encontro arciprestal de Viana do Castelo
A equipa de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo agendou para o Domingo 7 de Março o encontro arciprestal. O tema, enquadrado no tempo quaresmal, será o Sacramento da Reconciliação. O encontro começará de manhã e encerrará de tarde com a celebração da Eucaristia.

Equipas arciprestais
As equipas arciprestais estão a trabalhar em cheio. Têm desenvolvido várias reuniões para fortalecer a relação/comunhão com o Secretariado Diocesano e exercer este serviço de evangelização em comunhão afectiva e efectiva. Durante Janeiro, reuniram as equipas de Ponte de Lima (dia 11), Viana (23), Cerveira (24) e Arcos de Valdevez (30). Em Fevereiro terá lugar a de Caminha (dia 7) e em Março e Abril será a vez dos outros 5 arciprestados.

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com