quarta-feira, fevereiro 25, 2004

The Passion of the Christ

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O aborto do dia seguinte

Porque é que os "contraceptivos de emergência" têm o nome errado


Evidências recentes mostram que os (assim chamados) contraceptivos de emergência têm, de facto, efeitos abortivos. Um exemplo é o artigo do número de Março da Annals of Pharmacotherapy, entitulado "Postfertilization Effect of Hormonal Emergency Contraception", escrito por Chris Kahlenborn, MD, Joseph B. Stanford, MD, MSPH e Walter L. Larimore, MD.

Neste artigo, os autores notam que os defensores da contracepção de emergência afirmam que este método é moralmente mais aceitável porque, ao contrário da droga mifepristone (RU-486) que induz ao aborto, ela previne a gravidez em vez de abortar uma vida existente.

No entanto, o artigo fornece evidências de que "os regimes da droga da pílula do dia seguinte podem provocar a morte de um embrião por impedir as suas tentativas de se implantar dentro do útero.

O artigo faz notar que se tem vindo a assumir frequentemente que os ingredientes da pílula do dia seguinte funcionam essencialmente por prevenir a ovulação. Mas os autores descrevem como a droga por vezes falha na sua tentativa de prevenir a ovulação e então funciona com um efeito pós-fertilização, provocando o aborto de uma vida embriónica acabada de formar.

Examinando um dos métodos, o regime Yuzpe, o estudo observa que mesmo com umas assumpções altamente optimistas, o efeito abortivo da pílula poderia contar em "13-38% da eficiência estimada".

O artigo indica que, independentemente das convicções pessoais do médico ou do farmacéutico, é importante que os pacientes tenham a informação relevante para as suas próprias convicções e sistema de valores. Logo, deixar de mencionar a uma mulher que a droga pode induzir à morte de uma vida embriónica dentro dela, representa uma falta de um informado consentimento.

Em Fevereiro de 2000, a revista Archives of Family Medicine publicou outro artigo de Dr. Larimore entitulado "Postfertilization Effects of Oral Contraceptives and Their Relationship to Informed Consent". Larimore examinava os efeitos abortivos dos contraceptivos em geral e descobriu que a pílula do dia seguinte não difere radicalmente dos contraceptivos diários: a diferença principal é que consiste numa só e grande dose das mesmas substâncias.

O artigo afirma: "o mecanismo primário dos contraceptivos orais é inibir a ovulação, mas este mecanismo não é sempre operativo". Dado que a ovulação ocorre por vezes, os contraceptivos são desenhados para ter efeitos secundários que têm lugar após a fertilização do óvulo - notavelmente, a implantação no útero. "Existe forte evidência a suportar a hipótese de que eficiência dos anticonceptivos orais depende até certo ponto dos efeitos pós-fertilização", escreve Larimore.

Esta descoberta foi ecoada, de facto pela Drª Felicia Stewart, co-directora do Centro de Pesquisa e Política de Saúde Reprodutiva da Universidade da Califórina em S. Francisco.

Quando a Califórnia, no ano passado aprovou a venda da pílula do dia seguinte sem a necessidade de prescrição médica, Stewart anunciou que em certos casos essas pílulas "podem também evitar a gravidez evitando que o recém fertilizado óvulo se implante no útero da mulher", noticiou o San Jose Mercury News no dia 16 de Outubro.

As Nações Unidas também o admitem. Uma publicação do Fundo para as Populações das Nações Unidas de 1998 "Serviços de Saúde Reprodutiva em Situações de Crise", contém um relatório escrito por dois médicos da British Faculty of Family Planning and Reproductive Health Care do Royal College of bstetricians and Gynecologists.

Nas "Recomendações para a Prática Clínica: Contracepção de Emergência", os médicos Ali Kubba e Chris Wilkinson descrevem com as pílulas funcionam e como elas afectam o útero. A pílula de emergência produz alterações no "endometrium, tornando-o incapaz para um óvulo fertilizado se implantar", escrevem.

O artigo também observa que o Dispositivo Intra Uterino (DIU) tem o mesmo efeito no endometrium. O DIU faz parte dos kits de saúde reprodutiva distribuídos aos refugiados pelas Nações Unidas.

A Morte de Um Embrião

Funcionários das Nações Unidas negam que os contraceptivos de emergência sejam abortivos, afirmando que prevenir a implantação de óvulos fertilizados não é aborto. No entanto, conforme claramente indica o Annals of Pharmacotherapy, prevenir a implantação causa a morte de um embrião vivente; tal acção é inegavelmente abortiva, seja qual for a forma como lhe chamem.

Esta posição é apoiada por eclarações feitas pela organização canadiana "Médicos pela Vida". O grupo nota que a descrição da pílula do dia seguinte como um meio de contracepção "não descreve correctamente a sua acção abortiva e é enganador para o público. A confusão é agravada pela tentativa currente de redefinir gravidez como ocurrendo apenas após a implantação. É um facto elementar da embriologia humana que a vida começa após a concepção".



Fonte: Zenit - ZE02020901

A grande aventura dos jovens de hoje

Texto escrito pelo Dr. Hugo de Azevedo sobre o Dia Mundial da Juventude


A juventude de hoje são muitas juventudes, crescidas nas mais diversas circunstâncias sociais, económicas e culturais; de qualquer modo, é uma juventude que ainda foi testemunha de um certo estádio civilizacional, e participa agora nesta viragem globalizante, de características imprevisíveis, isto é, numa nova e formidável aventura humana. De que dispõe para a enfrentar? De imagens e palavras que já não lhe servem, porque as imagens foram ultrapassadas e as palavras esvaziadas de conteúdo. Entra, de facto, numa autêntica aventura: não tem um objectivo claro a alcançar, nem pontos de referência que a orientem - no plano social, externo, digo, pois no plano interior, da consciência, há sempre valores e objectivos imutáveis: os da natureza humana. O homem procura sempre a sua felicidade terrena e transcendente, tanto pessoal como colectiva; e realiza-se pela doação aos outros, ou pelo amor, se preferirmos dizê-lo assim.

Não contando com uma ordem social que o ampare, mas só com uma espécie de caos ideológico e moral, o jovem de hoje precisa de se convencer antes de mais de que está só, de que a sua sorte depende essencialmente dele mesmo: ou assume a responsabilidade individual e geral do mundo de hoje, ou perde o sentido da sua existência e o controlo de si mesmo.

O jovem cristão está numa condição privilegiada: embora a Igreja não lhe ofereça um projecto político-social (pois não é tal a sua missão, nem, portanto, a sua competência), oferece-lhe em Cristo a luz da consciênia, o conhecimento profundo da natureza humana, as leis perenes da vida social, o sentido último da existência, e a graça pela qual pode enfrentar, sem medo, com viva esperança, o novo mundo e qualquer mundo que venha a esboçar-se.

De uma coisa necessita urgentemente: formação. Formação doutrinal correspondente ao seu nível intelectual; formação moral sólida, isto é, critérios claros e práticos de actuação honesta; formação espiritual e ascética, ou seja, uma disposição constante de luta interior por alcançar a mais plena união com Deus; formação profissional, de modo a servir o melhor possível os seus irmãos, os homens, e a ordenar a sociedade segundo o Coração de Cristo; formação apostólica, para reconhecer em cada circunstância uma oportunidade providencial de evangelização; e formação humana e cultural, que o abra cada vez mais ao espírito de iniciativa e à amizade e convivência com todos.

Cada jovem se encontra hoje perante todo o tipo de desafios. Mas quando o homem resolve enveredar decididamente pela aventura interior da santificação, está preparado para qualquer outra aventura: não se assusta com os seus defeitos, nem com os defeitos alheios; não desanima com os seus erros nem com os dos outros, mas esforça-se por rectificá-los; não perde a esperança por causa dos seus pecados, nem os dos seus irmãos, mas arrepende-se e conta com a misericórdia divina; não pretende resolver à pressa - com raiva - os seus problemas nem os problemas do mundo, mas conta com o tempo, aprecia cada passo positivo, persiste... E vai abrindo caminhos, vai descortinando metas, vai reunindo esforços, vai atingindo objectivos... E vai sobretudo conhecendo e amando cada vez mais Deus, vivendo de braço dado com Cristo, guiado pelo Espírito Santo.

O jovem verdadeiramente cristão é, de facto, «o sal da terra e a luz do mundo»: aquele de que mais necessita o mundo actual. Se a juventude já é, por si mesma, uma grande e arriscada aventura, a que hoje enfrentam os jovens é uma aventura de grandeza e importância histórica excepcionais, e contam para isso - porque Deus é justo - com excepcionais graças divinas.



Nos EUA cada vez mais Escolas incorporam a Educação Ética no Currículo

Programas com o apoio estatal e de várias organizações tratam de inculcar nos alunos princípios como o respeito pelos outros, a responsabilidade, a tolerância e o civismo.


Nos últimos anos centenas de escolas nos EUA decidiram incluir a educação ética como parte integrante do plano de estudos. São já 14 os estados (entre eles a Califórnia) onde é obrigatório e 47 redes de escolas públicas recebem fundos federais para financiar tais programas.

Casos como o da matança de Columbine e outros que põe de manifesto o aumento da violência escolar fizeram disparar alarmes e levaram as escolas a ter em conta também a formação do carácter juntamente com a formação meramente académica, segundo dados do Los Angeles Times (05/11/2003). Além disso existem associações que, à escala nacional, promovem este tipo de formação. A Character Education Partnership oferece prémios às dez escolas que mais se destinguiram neste campo.

Estes programas tratam de inculcar nos estudantes princípios básicos como o respeito pelos outros, a responsabilidade, a tolerância e o civismo. Mas não é só uma disciplina, mas que pretende que o ensino ético esteja presente em outras matérias. Assim, por exemplo, Maxime Bush, directora do departamento de inglês no colégio Católico Santa Genevieve da Califórnia, que recebeu um dos 10 prémios entregues pela Character Education Partnership, manda os seus alunos ler obras literárias que permitam depois discutir com eles alguns temas éticos. Desta forma consegue-se ensinar algo mais que literatura.

Neste mesmo sentido recentemente, o Hearthwood Institute, outra instituição dedicada à educação ética, pôs em marcha um projecto de formação humana dirigido a crianças desde a idade pré-escolar até ao sexto ano. Com isso pretende-se que pouco a pouco as crianças vão tomando consciência dos problemas éticos da vida diárias através de histórias, exercícios e discussões dirigidas pelo professor.


Fonte: Aceprensa - 4/04

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com