segunda-feira, novembro 14, 2005

Relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus também em Viana do Castelo

Está a decorrer, desde 28 de Outubro a 16 de Dezembro, a visita das relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus a todas as dioceses portuguesas.

A Conferência Episcopal Portuguesa deseja que a graça de acolher em todas as dioceses portuguesas a visita das relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus, integrada no Congresso Internacional para a Nova Evangelização, em Lisboa, aponte para a perspectiva dinâmica e apostólica da fé cristã.

Como ninguém dá o que não tem, primeiro temos que aprender com a vida breve mas tão cheia e fecunda de Santa Teresinha, que se alimentou da Palavra de Deus («fogo que lhe queimou o coração»), e viver do inefável mistério da Eucaristia de que ela se alimentou, Jesus eucarístico, a energia da sua caridade. Desejava nunca perder da sua vida a presença de Jesus, implorando: «Ficai em mim, como no Sacrário». Depois, aprender no seguimento da vocação universal à santidade este caminho de “infância espiritual” tão próprio de Santa Teresa do Menino Jesus, que a levou, a partir da sua pequenez e debilidade, a descobrir, como criança ao colo da mãe, o amor de Deus contemplado em Jesus a quem se entrega radicalmente e rasga assim todos os horizontes apostólicos da Igreja. A sua fé não é uma fé de consumo e intimista mas que, fazendo transparecer a beleza irradiante da santidade, deseja «abrasar, abraçar e levantar apostólica e missionariamente o mundo».

A Conferência Episcopal Portuguesa lembra-nos: «A visita das relíquias deverá constituir momento para revigorar o sentimento religioso cristão, através da inserção da visita em actos litúrgicos próprios, adaptados a valorizar dimensões específicas do carisma teresiano, como meio de prolongar a vida litúrgica da Igreja, ao proporcionar alimento de uma piedade centralizada na vida sacramental. Convidamos todos os cristãos a acolher este dom, estas "pétalas de uma rosa desfolhada" como vestígios luminosos de uma vida atraída totalmente por Deus, encantadora pela beleza da sua interioridade e atravessada pelo amor misericordioso de Deus. Vivendo e morrendo de Amor, qual coração da sua vocação e missão na Igreja, impelirá pela visita, bem preparada em todas as dioceses, para que as comunidades cristãs se lancem a "fazer amar o Amor misericordioso", no coração da não crença, na expressão de Pio XI».

In Agência Ecclesia

domingo, novembro 13, 2005

Bento XVI pede mais compromisso público e organizado dos leigos

Bento XVI encorajou ontem os leigos católicos a assumirem compromissos efectivos nas "múltiplas associações" da Igreja, sublinhando a importância de um "apostolado organizado".
Um dia depois da grande manifestação contra a reforma educativa em Espanha, que levou às ruas centenas de milhar de pessoas, o Papa frisou que "se é verdade que os leigos são chamados a dar o seu testemunho pessoal – particularmente precioso onde a liberdade da Igreja encontra obstáculos -, o Concílio insiste na importância do apostolado organizado, necessário para incidir sobre a mentalidade geral, as condições sociais e instituições".
A intervenção do Papa na oração dominical do Angelus inseriu-se na série de reflexões que vem apresentando para preparar o 40º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II, que terá lugar a 8 de Dezembro.
Bento XVI recordou que "todos os baptizados são chamados à perfeição", recolhendo uma das ideias centrais do Concílio.
A Praça de São Pedro no Vaticano estava totalmente cheia de fiéis, provenientes de muitos países, alguns dos quais da Argélia e Marrocos, que pouco antes tinham participado na beatificação de Charles de Foucauld, de Maria Pia Mastena e de Maria Crucifixa Curcio.
Bento XVI recordou que o Concílio Vaticano II "prestou grande atenção ao papel dos fiéis leigos", definindo que a sua vocação e missão estão orientadas a "procurar o Reino de Deus tratando e ordenando, segundo Deus, os assuntos temporais". O Papa citou em particular o decreto conciliar de 18 de Novembro de 1965, "Apostolicam actuositatem", especificamente sobre o apostolado dos leigos.
Para os leigos, destacou, "são de grande importância a competência profissional, o sentido de família, o sentido cívico e as virtudes sociais".

In Agência Ecclesia

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com