terça-feira, maio 25, 2004

Viana Jovem

Jovens caminharam para a Luz de Cristo



Cerca de meio milhar de jovens de toda a diocese celebraram, ontem, na cidade de Viana do Castelo a Jornada Diocesana do Dia da Juventude — denominada Viana Jovem — sob o lema “Caminha para a Luz”.

A concretização do lema deu-se numa caminhada que levou os jovens, primeiro agrupados por arciprestados, a partirem de quatro pontos distintos da cidade até se concentrarem em frente à estação de comboios. Depois de acolhidos naquele local, já com a presença do Bispo Diocesano, caminharam, desta feita com o espírito de quem se aproxima da Luz, em conjunto, para a celebração da eucaristia na Sé Catedral.

Durante a celebração, o prelado lembrou aos jovens que «o Senhor tem um plano de luz para cada um», sendo que a «condição necessária para caminhar na luz» é acolhê-Lo, na docilidade ao dom do Espírito.

Nesta caminhada para a Luz ou encontro profundo com Jesus Cristo é essencial focalizar a atenção no «ser» e concretizou: «ser cristão consciente e responsável; ser jovem de fé esclarecida, cultivada pelo saber, pelas ciências humanas e pelas teológicas; ser um crente comprometido no vosso meio ambiente, no meio juvenil, e na sociedade em que vivemos».

Depois, prosseguiu, importa «descobrir qual é o meu lugar, a minha vocação nesta sociedade de hoje e nesta Igreja diocesana e universal». D. José Pedreira desafiou os jovens a ques-tionarem a finalidade das capacidades e os dons com que o Senhor dotou cada um, se se trata de constituir uma família, empenhada na transformação para melhor deste mundo material, ou as qualidades e dons indicam uma vocação de «anunciador, a tempo inteiro e pleno», da sua pessoa de Jesus e da mensagem que legou, «comprometido e consagrado, a novo título — padre, religioso/a, missionário — para levar essa mensagem até aos confins do mundo».

Neste domínio, o Prelado não esqueceu os formadores que podem ajudar nesse discernimento, contudo, alertou que «só a força do Espírito que vem do Alto vos pode conceder a luz plena para a decisão acertada».

Por último, recordou o mandato do envio para anunciar a salvação «pelo testemunho da nossa fé individual, pelo testemunho e acção evangelizadora da sua Igreja, por todos os meios ao nosso alcance, privilegiando os meios de maior impacto, que nos nossos dias são os meios de comunicação social».


Novas técnicas de comunicação ao serviço de Jesus


No domingo em que a Igreja universal assinalou a Jornada Mundial dos Meios de Comunicação Social, o Bispo vianense sublinhou a «importância de que se reveste a utilização dos meios e das novas técnicas de comunicação no anúncio de Jesus Cristo».

Os seus efeitos destes meios «sentem-se com particular incidência na família para a qual constituem um risco e uma riqueza», disse, citando a mensagem do Papa para este Dia. «Essas novas técnicas envolvem o aperfeiçoamento do saber e do saber comunicar, a criação de sistemas complexos e caros de codificação da mensagem, do envio e descodificação da linguagens e dos conteúdos da mensagem», situação que «não está ao alcance de todos» porque «exige especialistas, técnicos profissionais» reconheceu, assegurando que o ofertório de ontem, em todas as missas, em todas as eucaristias, se destinava a «minorar os custos deste desafio».

Durante a tarde, os jovens vianenses viveram a animação proporcionada pela “Banda Jotas”, no pavilhão do Seminário Diocesano, tendo o evento terminado com o lançamento do sítio da Pastoral Juvenil, no mundo global da Net.


[24/05/2004 - 10:23] [Paulo Gomes] [Diário do Minho]

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com