sexta-feira, julho 08, 2005

Pastoral Juvenil avalia e programa Ano Pastoral 2005-2006

«Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa» (Jo 15,11)

Um ano para dar graças ao Senhor!

Durante os dias 18 e 19 de Junho do corrente ano, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil esteve reunido para avaliar o trabalho desenvolvido durante este Ano Pastoral, preparar a proximidade das Jornadas Mundiais da Juventude, em 15-21 de Agosto em Colónia, Alemanha e, especialmente, para programar o Ano Pastoral 2005-2006.
A equipa conclui o fim de semana descrevendo o Ano que finda como um Ano para dar graças ao Senhor! Na verdade, apesar de tantas dificuldades, o trabalho foi profundo e enriquecedor. Os momentos celebrativos propostos foram abraçados com seriedade e entusiasmo; alguns jovens iniciaram uma caminhada espiritual mais séria depois do Encontro Europeu de Lisboa e algum grupo de oração já nasceu. Nessa mesma linha, as Conversas com Deus fixaram-se também em Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira. O Fórum Ecuménico jovem e o próprio Viana Jovem foram momentos de manifestação da pluralidade que a todos enriquece na unidade. O Fórum de animadores promoveu a reciclagem formativa de vários agentes de pastoral juvenil diocesanos. O Festival da Canção – enquadrado no VI VIANA JOVEM – permitiu que os jovens se sentassem a reflectir o mistério e o dom da Santíssima Eucaristia. Por tudo isto, o Secretariado avalia o ano pastoral como positivo e rico.
Mas nem tudo é transparente e em ascensão. Dois objectivos para este ano não se realizaram. O Curso de Animadores juvenis em Caminha e a consolidação das dez equipas arciprestais não passaram do papel. Na verdade, nota-se um envelhecimento das comunidades paroquiais e não apenas, nem sobretudo, ao nível etário. O Secretariado entendeu por isso ser necessário que o próximo Ano pastoral seja dedicado à auscultação das comunidades e à reflexão sobre a pastoral juvenil que se quer e necessita na diocese.
O Ano de pastoral juvenil 2005-2006 será tecido pelo VII VIANA JOVEM, a celebrar-se no dia 21 de Maio de 2006, e pelas Conversas com Deus. O Secretariado dedicar-se-á à reflexão e à oração enquanto quer ser um testemunho da alegria da vida cristã: «Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa» (Jo 15,11) será o mote pastoral, dado pelo Evangelho da Eucaristia do VII VIANA JOVEM.

CONVERSAS COM DEUS

Neste ano, as Conversas com Deus prosseguem em três pontos. As de Viana do Castelo, que motivaram a expansão orante, são asseguradas pela Pastoral Vocacional. A Pastoral Juvenil prosseguirá em dois arciprestados mensalmente e ainda num quarto ponto rotativo. A saber:


Ponte de Lima: 02 de Outubro.
Arcos de Valdevez: 06 de Novembro.
Valença: 04 de Dezembro.
Monção: 08 de Janeiro.
Melgaço: 05 de Fevereiro.
Ponte da Barca: 05 de Março.
Paredes de Coura: 02 de Abril.
Vila Nova de Cerveira: 07 de Maio.
Caminha: 04 de Junho.


VII VIANA JOVEM

Domingo 21 de Maio de 2006: «Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa» (Jo 15,11).

CHAMA DE JULHO DE 2005






Um ano para dar graças ao Senhor!

Durante os dias 18 e 19 de Junho do corrente ano, o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil esteve reunido para avaliar o trabalho desenvolvido durante este Ano Pastoral e conclui agradecido dizendo que este foi um Ano para dar graças ao Senhor!
Apesar de que os objectivos de formação de animadores e consolidação das equipas arciprestais não se tenham realizado, uma constante vivência de oração em vários momentos e circunstâncias caracterizou este ano e alguns jovens iniciaram uma caminhada espiritual mais séria.

91 jovens «vão adorá-l’O»

Quase uma centena aqueles que quiseram dirigir-se para Colónia em Agosto e, com Bento XVI, adorar Jesus presente na Eucaristia. Os últimos encontros de preparação ocorrem em 16 e 30 de Julho de 2005 e a partida será no dia 12 de Agosto, se Deus quiser. O regresso está programado para a noite do dia 23, visitando Lourdes na ida e Paris no regresso. Será uma experiência da universalidade da Igreja e da Unidade à volta da Única Mesa Eucarística.

Ano Pastoral 2005-2006: «Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa» (Jo 15,11)

O próximo ano pastoral, particularmente dedicado à reflexão e à oração, será também orientado pelo testemunho da alegria verdadeiramente cristã. A frase proposta é do Evangelho do VII VIANA JOVEM, que será celebrado em 21 de Maio de 2006.

CONVERSAS COM DEUS prosseguem em 4 pontos.

Neste ano, as Conversas com Deus prosseguem em quatro pontos. As de Viana do Castelo, que motivaram a expansão orante, são asseguradas pela Pastoral Vocacional. A Pastoral Juvenil prosseguirá em dois arciprestados mensalmente (Ponte de Lima e Cerveira) e ainda num quarto ponto rotativo. A saber:


Ponte de Lima: 02 de Outubro.
Arcos de Valdevez: 06 de Novembro.
Valença: 04 de Dezembro.
Monção: 08 de Janeiro.
Melgaço: 05 de Fevereiro.
Ponte da Barca: 05 de Março.
Paredes de Coura: 02 de Abril.
Vila Nova de Cerveira: 07 de Maio.
Caminha: 04 de Junho.

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com