quarta-feira, novembro 17, 2004

Retirado das BASES PARA A PASTORAL JUVENIL

"(...)25. Sem estruturas pastorais diocesanas adequadas, a pastoral juvenil não pode realizar os objectivos antes enunciados.
Um Serviço Diocesano impulsionará a pastoral juvenil em toda a Diocese e cuidará que se lhe dê uma atenção normal em cada paróquia; será o ponto de encontro das preocupações e da elaboração das propostas pastorais; cuidará da preparação dos animadores e dos responsáveis; preparará e elaborará os subsídios necessários. A Equipa Diocesana deve ser plural nas experiências, na sensibilidade, na capacidade de propostas e de acompanhamento das situações.
26. Dado o crescente número de movimentos juvenis de sentido e carisma diverso, uns de raiz diocesana, outros ligados a institutos religiosos e laicais e muitos deles orientados por instâncias nacionais e internacionais, torna-se necessário ou pelo menos útil, o Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil para proporcionar o encontro de todos e a sua integração no plano pastoral da Diocese, tornando-os participantes, em igualdade, nas iniciativas diocesanas comuns.
27. A estrutura paroquial será certamente diversificada, dada a realidade das paróquias. É importante, porém, que a nível paroquial e arciprestal ou vicarial exista uma estrutura simples de estímulo e coordenação, que esteja também em ligação com o Serviço Diocesano."


Que comentário deixas?

“Resisti à tentação da mediocridade“ Excerto do discurso de João Paulo II ao Congresso Univ de 2002

Queridos Jovens! Não vos assombreis com tudo isto: o mistério da Cruz educa num modo de ser e de actuar que não se ajusta ao espírito deste mundo. Por isso o Apóstolo põe-nos bem em guarda: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos com a renovação da vossa mente, para que reconheçais qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe agrada e o que é perfeito”. (Rm. 12,2)

Resisti, queridos jovens do UNIV, à tentação da mediocridade e do conformismo. Só assim podereis fazer da vida um dom e um serviço à humanidade; só deste modo contribuireis para aliviar as feridas e os sofrimentos de tantos pobres e marginais como continua a haver neste nosso mundo tecnologicamente avançado. Deixai, portanto, que seja a Lei de Deus a que vos oriente hoje no estudo e amanhã na actividade profissional. “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus”. (Mt 5,16)

Para que tudo isto seja possível é necessário pôr em primeiro lugar a oração, diálogo íntimo com Ele, que vos chama para serdes seus discípulos. Sede rapazes e raparigas de actividade generosa, mas também, ao mesmo tempo, de profunda contemplação do mistério de Deus. Fazei da Eucaristia o centro da vosso dia. Em união com o sacrifício da Cruz, que na Eucaristia é representado, oferecei o estudo e o trabalho para serdes vós próprios “sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” (1Pt 2,5).

João Paulo II espera que as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) sejam um espaço de encontro para todos, crente ou não-crentes.

O padre Francis Kohn, responsável pela secção de jovens do Conselho Pontifício para os Leigos, referiu que as JMJ estão abertas a todos, não só aos católicos e aos cristãos, “mas também aos jovens que não têm fé e que não estão baptizados. É a primeira vez em 20 anos que o Papa convida explicitamente os jovens não baptizados, afastados da Igreja.
Em entrevista concedida à Zenit, o Pe. Kohn vinca que os preparativos para o encontro, que acontecerá em Colónia, Alemanha, de 16 a 21 de Agosto, estão “em ebulição”.
“Trata-se de um acontecimento muito importante para a Igreja, mas também para o mundo, sobretudo para uma Europa dominada por uma cultura muito secularizada”, aponta.
O organizador das viagens pontifícias ao estrangeiro, D. Renato Boccardo, confirmou na cidade alemã de Colónia que o Papa pretende estar presente nas JMJ do próximo ano. O prelado referiu que, apesar da sua frágil saúde, João Paulo II “está certo” de que visitará esta cidade alemã em Agosto de 2005. "O Papa está seguro de que em Agosto do ano que vem estará nas Jornadas Mundiais da Juventude", referiu.
D. Boccardo visitou Colónia em Outubro passado para verificar o local em que o Papa deverá celebrar a Missa final das próximas JMJ, programada para 21 de Agosto de 2005.

Fonte Ecclesia


segunda-feira, novembro 15, 2004

Fátima Jovem, que futuro?

Os responsáveis diocesanos da Pastoral Juvenil estiveram reunidos, dias 12 e 13 deste mês onde programaram o Fátima Jovem 2005 que terá a temática da Jornada Mundial: “Viemos Adorá-Lo”. O programa será mais restrito e obriga a inscrição, sendo que o principal objectivo é valorizar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia este Ano não haverá festival jovem.
O Fátima Jovem não pode ser um corrupio de jovens mas sim um encontro marcante. Os jovens precisam de um desafio maior - partir para uma afirmação da juventude católica - fazendo um encontro nacional de jovens. A diversidade de acções nas dioceses permitem este encontro onde se mostra a riqueza desta pluralidade. Existe ainda a hipótese deste encontro se realizar no Verão de 2006 por forma a intercalar com as jornadas mundiais.


Fonte Agência Ecclesia

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com