quinta-feira, março 03, 2005

CHAMA de MARÇO 2005





Reunião de equipas arciprestais e movimentos

Com a presença dos Arciprestados de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Arcos de Valdevez e representantes do Corpo Nacional de Escutas, Associação Guias de Portugal, Movimento dos Focolares, Convívios Fraternos e Juventude Passionista, teve lugar uma reunião no passado 26 de Fevereiro para ultimar detalhes sobre o VI VIANA JOVEM. O resultado da reunião parece muito positivo.


Conversas com Deus em Monção e Melgaço


Teve lugar em Monção no dia 12 de Fevereiro, na Igreja Matriz, o momento de oração Conversas com Deus, orientado pela Equipa Arciprestal, ainda então sob a assistência do Padre Nuno Maria: a ele queremos agradecer o trabalho desenvolvido e desejar votos de fecundo trabalho apostólico em Perre e Outeiro. Em Melgaço, a Conversa com Deus ocorreu no dia 05 de Março, sob a assistência do Padre Vasco, ao qual agradecemos o trabalho desenvolvido e desejamos felicidades nos novos serviços a que a Igreja o chama.


Dia Mundial da Juventude em Arcos de Valdevez


Na tarde do Domingo de Ramos, dia 20 deste mês, será celebrado no santuário da Senhora da Piedade, em Távora, o Encontro Arciprestal de jovens dos Arcos. Enquadrado nas celebrações jubilares do santuário, comemora também o Dia Mundial da Juventude. Na véspera, terá lugar a encenação O Meu Cristo Partido.

João Paulo II deseja participar nas Jornadas Mundiais em Colónia

O Cardeal Meisner, arcebispo de Colónia, disse há dias que «acredita profundamente que João Paulo II irá presidir às Jornadas em Colónia». O cardeal visitou o santo Padre no hospital Gemelli e este disse-lhe: «Estou feliz por vê-lo aqui». Como todos sabem, a única viagem pastoral de João Paulo II para 2005 que não foi cancelada e está ainda em pé, é a de Colónia, em Agosto. Até fins de Março decorrem as inscrições diocesanas para as Jornadas Mundiais. Ânimo! O Papa ficará feliz se nos encontrar também a nós em Agosto e, como disse há tempos, quer «ver-nos em grande número».

Festival da Canção Jovem

As inscrições ainda estão abertas e contamos que este ano se inscrevam muitos grupos. Até ao momento, três já confirmaram a participação.


Página on-line


Por dificuldades inultrapassáveis até ao momento, a página da Internet tem estado congelada, mas ainda durante este mês será, aos poucos, actualizada. Agradecemos ao Diamantino Amorim e ao Ricardo Bragança a ajuda que nos têm prestado.

quarta-feira, março 02, 2005

VI Viana Jovem e Festival da Canção Religiosa realizam-se no dia 22 de Maio no Colégio do Minho

O VI Viana Jovem terá início pelas 10h00 com a concentração dos participantes por arciprestados e acolhimento, no Campo da Agonia.

Segue-se a celebração de uma missa, a partir das 11h00, na igreja de São Domingos, e o almoço-convívio nas instalações do Colégio do Minho.

Neste local que decorrerá, depois das 14h30, o Festival da Canção Jovem, subordinado ao tema: "Viemos adorá-Lo na Eucaristia".

Com a organização deste evento, o Secretariado da Pastoral Juvenil quer «motivar a criação poético-musical juvenil, com base no culto da Santíssima Eucaristia e nos valores humanos e cristãos, como meio de evangelização»; pretende também «escolher o hino representativo de Viana do Castelo nas Jornadas Mundiais de Colónia, Alemanha, em Agosto de 2005».

O dia 30 de Abril é a data limite para as inscrições neste festival. Ainda segundo o regulamento publicado, como anexo, na "Chama" de Fevereiro, há prémios para as três canções mais votadas pelo júri.

O grupo vencedor, além de ganhar a titularidade do hino diocesano de Viana do Castelo em Colónia, terá direito a uma inscrição gratuita nas próximas Jornadas Mundiais da Juventude.

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

TEMPO DE QUARESMA

Alguns textos de S. Josemaria sobre a Quaresma

Entramos no tempo da Quaresma: tempo de penitência, de purificação, de conversão. Não é fácil tarefa. O cristianismo não é um caminho cómodo; não basta estar na Igreja e deixar que os anos passem. Na nossa vida, na vida dos cristãos, a primeira conversão – esse momento único, que cada um de nós recorda, em que advertimos claramente tudo o que o Senhor nos pede – é importante; mas ainda mais importantes e mais difíceis são as conversões sucessivas. É preciso manter a alma jovem, invocar o Senhor, saber ouvir, descobrir o que corre mal, pedir perdão, para facilitarmos o trabalho da graça divina nessas sucessivas conversões.
Haverá melhor maneira de começar a Quaresma? Renovamos a Fé, a Esperança, a Caridade. Esta é a fonte do espírito de penitência, do desejo de purificação. A Quaresma não é apenas uma ocasião de intensificar as nossas práticas externas de mortificação; se pensássemos que era isso apenas, escapar-nos-ia o seu sentido profundo na vida cristã, porque esses actos externos são, repito, fruto da Fé, da Esperança e do Amor.


Cristo que passa, 57

A Quaresma coloca-nos agora perante estas perguntas fundamentais: Avanço na minha fidelidade a Cristo? Em desejos de santidade? Em generosidade apostólica na minha vida diária, no meu trabalho quotidiano entre os meus companheiros de profissão?


Cristo que passa, 58

Não podemos considerar esta Quaresma como uma época mais, repetição cíclica do tempo litúrgico; este momento é único; é uma ajuda divina que é necessário aproveitar. Jesus passa ao nosso lado e espera de nós – hoje, agora – uma grande mudança.

Cristo que passa, 59

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com