terça-feira, maio 02, 2006

VII VIANA JOVEM

Domingo VI da Páscoa – B
21 de Maio de 2006
«Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa»
Jo 15, 11.

9h15m. Acolhimento na Praia do Cabedelo.

10h15m. Início da caminhada.

10h30m. Ensaio de cânticos.

11h00m. Eucaristia no Centro Pastoral Paulo VI, presidida pelo Senhor Bispo.

12h30m. Almoço partilhado

14h30m. Espectáculo musical (com uma centena de jovens em palco) no novo Auditório Diocesano…

«Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa» – Jo 15, 11

16h15m. Encerramento.

segunda-feira, maio 01, 2006

Viana conta com novos clérigos para lançar novo dinamismo evangelizador

O Bispo de Viana do Castelo ordenou este Domingo, numa Catedral repleta de fiéis, três diáconos e um presbítero que irão contribuir para «lançar um novo dinamismo evangelizador», numa altura em que a acção dos sacerdotes «é mais necessária do que nunca».
D. José Pedreira, sem descurar o papel específico do laicado, assinalou que os presbíteros estão posicionados como «os primeiros responsáveis da ‘nova evangelização’ do novo milénio» onde são chamados a estarem no meio do povo, solidários com todas as suas esperanças e angústias, sinais transparentes da esperança e dispostos a carregar com parte da cruz das vidas dos que lhes estão confiados. Esta é marca «distintiva» da identidade dos clérigos e a «mais valia no seio do povo de Deus», referiu o Prelado.
A situação actual, nomeadamente a «secularização da cultura dominante» dos meios para onde vão ser enviados a exercerem o seu ministério este novos membros do presbitério de Viana, torna esse ministério «mais complexo e de acrescidas dificuldades», fez notar o Bispo Diocesano sugerindo que, ao mesmo tempo, tudo se torna num «estimulante desafio». Neste contexto, «somos enviados a levar à sociedade, aos nossos contemporâneos, aqueles bens de que eles mais carecem e necessitam, os bens espirituais».
Para levar a bom porto este projecto de vida pessoal e da Igreja, recordou o Bispo, é necessário «alimentar» uma vida onde transpareça a «própria identidade de servidores» e de «união de amor com Jesus Cristo», assim como «disponibilidade e compromisso pessoal em ordem a uma formação permanente e completa».
Por outro lado, o Bispo Diocesano chamou atenção dos ordenandos para a «exigência da comunhão» e para a «digna celebração daquele mistério infindo que é a presença do amor de Deis no meio dos homens, a santíssima Eucaristia».
Estas ordenações na Diocese de Viana do Castelo e que se lhes seguirá no próximo Verão, complementa um momento histórico de particular relevo que é o impacto do primeiro Sínodo Diocesano, cuja exortação final deverá vir a público brevemente.
Nesta festa da celebração do sacramento da ordem, foram ordenados diáconos o André Filipe Gonçalves, natural de Darque, freguesia do concelho de Viana, na margem esquerda do rio Lima; Jorge Sousa e Silva, da freguesia de Bravães, na Ponte da Barca; e Custódio Branco, da freguesia de Cabreiro, no concelho de Arcos de Valdevez .
Pablo Lima, também ele do concelho de Arcos de Valdevez, mas da freguesia de Tabaçô, foi ordenado presbítero, estando agendada a sua Missa Nova para o próximo dia 14.
D. José Pedreira recomendou aos três diáconos e ao novo presbítero que façam da Eucaristia o alimento quotidiano e, ao terminar a homilia, exortou-os a «levarem esta mensagem de felicidade» a todos com os quais se cruzarem nos caminhos da vida.

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com