quinta-feira, novembro 25, 2004

É já este sabado, participa...!!!

«A Psicologia e Religiosidade do jovem de hoje»


Esta é já a 4ª Edição do Fórum dos Animadores juvenis de Viana do Castelo. Este Fórum nasceu da necessidade de permitir aos animadores de jovens um dia de reflexão e actualização teológico-pastoral.

Este Fórum acontece no último sábado de Novembro e tem como destinatários naturais todos aqueles animadores que frequentaram o Curso de Formação de Animadores em Monção e Ponte de Lima, assim como os outros Cursos temáticos que se vêm realizando desde o Ano 2000. Mas é naturalmente aberto a todos os animadores e catequistas que trabalham com jovens.

De acordo com as sugestões dos mesmos animadores nos últimos anos, tratámos já o «Desafio de ser jovem cristão hoje», «A importância do grupo de jovens», «Diálogo Inter-religioso e Ecumenismo: Conflito de deuses?» e, neste ano, temos a oportunidade de reflectir sobre a «Psicologia e Religiosidade do jovem de hoje». Teremos ainda espaço para conhecer e trabalhar os Itinerários de catequese para jovens das Edições Salesianas, num trabalho orientado pelo Director da mesma Editorial e do mesmo Projecto catequético.

Será um momento propício para pôr os conhecimentos em dia e assumir com maior propriedade a importantíssima missão que os animadores juvenis têm na Igreja de hoje e, particularmente, na Diocese de Viana do Castelo.

4.º Fórum de Animadores Juvenis
Cúria Diocesana - 27 de Novembro de 2004


«A Psicologia e Religiosidade do jovem de hoje»

9h30m. Abertura pelo Sr. Dom José Augusto Pedreira, Bispo da Diocese.

10h. «A Psicologia do jovem de hoje». Irmã Fátima Pires, psicóloga.

10h45m. Debate.

11h15m. Intervalo

11h45m. «A religiosidade do jovem de hoje». Pablo Lima.

12h30m. Debate.

13h. Intervalo para Almoço.

14h30m. «Itinerários de catequese para jovens». Pe. Rui Alberto, sdb, Director das Edições Salesianas.

15h15m. Trabalho de grupos.

15h45m. Debate.

16h30m. Encerramento.


Inscrição:

As inscrições devem ser enviadas para:
Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil. Cúria Diocesana. Convento de são Domingos. 4900-864. Viana do Castelo ou fax 258-824459 ou
jotas@tugamail.com

O custo da inscrição será de 7,5 € e pode ser entregue à entrada do Fórum.
Nome: ___________________________________________________________________.
Paróquia/Movimento/Grupo: ____________________________________________.
Habilitações literárias: ______________________________________. Idade: _____.

quarta-feira, novembro 24, 2004

Há desânimo?

Esse desalento, porquê? Pelas tuas misérias? Pelas tuas derrotas, às vezes contínuas? Por uma queda grande, grande, que não esperavas?
Sê simples. Abre o coração. Olha que não está tudo perdido. Ainda podes continuar, e com mais amor, com mais carinho, com mais fortaleza.
Refugia-te na filiação divina: Deus é teu Pai amantíssimo. Esta é a tua segurança, o ancoradouro onde lançar a âncora, aconteça o que acontecer na superfície deste mar da vida. E encontrarás alegria, força, optimismo, vitória!
Via Sacra, 7, 2

segunda-feira, novembro 22, 2004

Diocese de Viana do Castelo Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil

Caros animadores, envio em anexo algumas novidades sobre este mês de Novembro…
Vão um bocadinho atrasadas pois os preparativos do Encontro Europeu não ermitiram enviar isto antes. Recordo-vos que ainda é possível fazer a inscrição para articipar;
Sobretudo são necessários muitos voluntários. Perto de 2000, e não chegam ainda a 800!!!
Ânimo; esta é uma oportunidade única: a Comunidade de Taizé já anunciou quando será
O próximo encontro europeu em Portugal: Em 2030!

É já no próximo sábado o fórum de animadores juvenis. A inscrição pode ser feita no próprio dia mas, se não soubermos quantas pessoas estarão presentes é possível que não tenhamos fotocópias de apoio para todos. Por isso, ao menos por email confirmai a vossa presença.

Vosso, em Cristo, Pablo.


Jovens portugueses na senda do ecumenismo

Mais de 200 jovens de quatro igrejas cristãs diferentes; católica-romana, católica-lusitana, metodista e presbiteriana, participaram no passado sábado 06 de Novembro, no VI Fórum Ecuménico Jovem, em Santarém.
A diocese de Viana do Castelo esteve representada por 9 jovens: 5 de Arcos de Valdevez, 1 de Paredes de Coura, 2 de Ponte de Lima e 1 de Viana. A participação está na sequência da inserção no Programa Nacional de Pastoral Juvenil, aliás, recomendada pelo Bispo Diocesano na Abertura do Ano Pastoral, no passado 16 de Outubro de 2004: «os secretariados diocesanos, por exemplo, o da pastoral juvenil [e da pastoral familiar], devem estar atentos às iniciativas de outros arciprestados, outras dioceses, a nível nacional e até mundial».
O Fórum esteve subordinado ao tema: «Peregrinos numa Europa Plural» e as participações das várias igrejas presentes foram desfilando, diante dos participantes, numa manifestação de grande comunhão espiritual enquanto a comunhão eclesial total não é ainda possível. A presença do bispo de Leiria e membro da Comissão Episcopal do Apostolado dos Leigos, dom Serafim Ferreira e Silva, e de Dom Sifredo Teixeira, bispo da Igreja metodista, demonstraram como os pastores das Igrejas acompanham os jovens nesta aventura pela unidade.
Aos jovens vianenses que participaram no Fórum ficou a vontade de organizar um Encontro de oração pela unidade dos cristãos, em conjunto com jovens de outras igrejas, por altura do Oitavário Mundial, em Janeiro de 2005. E, porventura, ajudar a preparar o próximo FEJ, talvez mesmo em Viana do Castelo.

Prossegue a Oração de Taizé, agora na Sé Catedral…

Orar pela unidade dos cristãos, carisma básico da comunidade de Taizé, é também o motivo pelo qual prosseguem os encontros de oração e divulgação do Encontro Europeu de jovens, em Lisboa, de 28 de Dezembro a 01 de Janeiro de 2005. Os encontros realizam-se todas as quartas-feiras, às 21h, na Sé Catedral, devido às obras de restauro entretanto iniciadas na Capela do Resgate, na Rua da Bandeira, em Viana do Castelo.
Na próxima quarta-feira 24 de Novembro, será projectado um vídeo informativo e motivador para o Encontro Europeu. Todos quantos quiserem participar no Encontro Europeu ou, apenas, nos encontros de oração basta marcarem presença na Catedral no dia e hora previstos.

Neste momento ascendem a 10 os voluntários inscritos e a 40 os participantes de Viana do Castelo. No entanto, as inscrições serão prolongadas até 01 de Dezembro, de acordo com as últimas indicações da Comunidade de Taizé. Entretanto, vários membros do Secretariado visitaram as turmas escolares de 11º e 12º anos, para sensibilizar os jovens e seus animadores a participar. Já foram visitadas as secundárias de Arcos de Valdevez, Monserrate e Ponte de Lima e o material foi também divulgado para Monção e Melgaço. Pretende-se, ainda, visitar mais escolas e até os institutos universitários presentes na diocese.

Conversas com Deus com alta audiência!
Nunca participaram tantas pessoas nas Conversas com Deus como este mês. 135 pessoas! Claro que não estavam todas no mesmo local; 75 num local e 60 noutro, mas o que conta é que estavam todas unidas em oração. E, no próximo mês, as Conversas com Deus serão em três lugares ao mesmo tempo: Seminário Diocesano, Matriz de Arcos de Valdevez e Igreja da Lapa em Ponte de Lima. Quantas pessoas se reunirão então para orar? Convertamos a diocese numa comunidade orante pelas vocações e pela juventude!
Pelo SDPJ, Bruno Silva.

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com