sexta-feira, abril 20, 2007

Fátima Jovem 2007


1. As inscrições são meramente para organização logística e edição de materiais de apoio à Peregrinação “Fátima Jovem” – devem ser feitas preferencialmente junto (pelo menos, com o conhecimento) do Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil ou Equipa Coordenadora/Executiva Nacional de Movimento ou Instituto;

2. Cada de grupo (formal ou informal) pode inscrever-se (dnpj@sapo.pt) para dinamizar uma iniciativa própria no espaço das “Nova plataformas de evangelização” – numa praça ou rua de Fátima - em grupo - em cinco minutos, dez, quinze,…um cântico; uma oração; uma leitura;… nas horas apresentadas no programa. O convite é para todos;

3. Os materiais do Fátima Jovem estarão disponíveis dia 5, Sábado, no Secretariado (Centro Pastoral Paulo VI) das 11h às 13.00h e a partir das 15.00h, até às 17.00h;

4. Para a participação na procissão de entrada e envio (Domingo, dia 6), são necessários dois jovens por Diocese/Movimento/Instituto e respectivas bandeiras, cores, estandartes, e deverão estar às 9.30h atrás da Capelinha.



Etiquetas:

quinta-feira, abril 19, 2007

8.ª edição do VIANA JOVEM está aí a chegar!

VIII VIANA JOVEM - Programa

20 de Maio de 2007

A Família cristã nos tempos de hoje

10h. Acolhimento frente à estátua de Viana – traseiras do Castelo de Santiago da Barra

10h30m. Início da Caminhada

11h. Eucaristia da «Ascensão do Senhor» na Igreja de São Domingos – presidida pelo Sr. Dom José Augusto

13h. Almoço no Forte de Santiago da Barra

14h30m. Espectáculo musical no Castelo de Santiago da Barra: « A Família cristã nos tempos de hoje»

16h30m. Encerramento



Etiquetas:

quarta-feira, abril 18, 2007

Papa convida jovens a serem amigos de Jesus para semear esperança

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 18 de abril de 2007 (ZENIT.org).- Bento XVI convidou os jovens, nesta quarta-feira, a serem amigos de Jesus para converter-se em semeadores de esperança entre seus amigos.

Dirigindo-se aos numerosos rapazes e moças presentes na praça de São Pero nesta quarta-feira durante a audiência geral entre os 50.000 peregrinos, o Papa lhes exortou: «como aos primeiros discípulos, Jesus dirige também a vós o convite a ser seus amigos».

«Se respondeis com alegria a este chamado seu, sereis semeadores de esperança no coração de vossos conterrâneos», acrescentou.

Estabelecer amizade com Jesus é precisamente um dos objetivos declarados do livro «Jesus de Nazaré» que Bento XVI publicou em 16 de abril, dia de seu aniversário.

Etiquetas: ,

terça-feira, abril 17, 2007

80º ANIVERSÁRIO

O Papa celebrou o seu 80º aniversário com um dia de antecedência com uma Missa na Praça de São Pedro, em que participaram cardeais, sacerdotes e milhares de fiéis. Bento XVI nasceu em 16 de Abril de 1927, na localidade alemã de Marktl am Inn.

"Estamos aqui reunidos para comemorar o culminar de um longo período da minha vida", disse na sua homilia. O Papa referiu-se especialmente à sua família e aos seus amigos: "Agradeço a Deus ter podido viver o que significa a família, ter experimentado profundamente o significado da bondade maternal".

Também deu graças a Deus "pelos meus irmãos, que permaneceram toda a vida e continuam ao meu lado, leais e disponíveis para ajudar" e "pelos companheiros de caminho, amigos e colaboradores com que Deus me prendou".

Também recordou com gozo o dia da sua ordenação sacerdotal, em que experimentou "a premente consciência da insignificância da minha própria existência diante desta missão".

Referiu-se igualmente à festividade do dia: o Domingo da Divina Misericórdia, instaurado por João Paulo II. Bento XVI pediu que a "misericórdia divina" se estenda às nações onde reina o ódio e a guerra.


Depois da oração, afirmou que "a humanidade necessita todos os dias da misericórdia divina" e desejou que "este dom chegue, sobretudo, àquelas nações espezinhadas e onde domina o ódio, a tragédia e a guerra".

Animou os fiéis católicos a "cooperar na obra de paz que Deus está a realizar no mundo", que "não faz ruído e actua através dos inumeráveis gestos da caridade de todos os seus filhos".

O Pontífice explicou que "a paz é o dom que Cristo deixou como bênção destinada a todos os homens e todos os povos", mas destacou "que não se trata de uma paz, como o mundo a concebe, como um equilíbrio entre forças, mas uma realidade nova fruto do amor de Deus, da Sua misericórdia".

Etiquetas:

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com