terça-feira, novembro 02, 2004

4.º Fórum de Animadores Juvenis Cúria Diocesana - 27 de Novembro de 2004

«A Psicologia e Religiosidade do jovem de hoje»


Esta é já a 4ª Edição do Fórum dos Animadores juvenis de Viana do Castelo. Este Fórum nasceu da necessidade de permitir aos animadores de jovens um dia de reflexão e actualização teológico-pastoral.

Este Fórum acontece no último sábado de Novembro e tem como destinatários naturais todos aqueles animadores que frequentaram o Curso de Formação de Animadores em Monção e Ponte de Lima, assim como os outros Cursos temáticos que se vêm realizando desde o Ano 2000. Mas é naturalmente aberto a todos os animadores e catequistas que trabalham com jovens.

De acordo com as sugestões dos mesmos animadores nos últimos anos, tratámos já o «Desafio de ser jovem cristão hoje», «A importância do grupo de jovens», «Diálogo Inter-religioso e Ecumenismo: Conflito de deuses?» e, neste ano, temos a oportunidade de reflectir sobre a «Psicologia e Religiosidade do jovem de hoje». Teremos ainda espaço para conhecer e trabalhar os Itinerários de catequese para jovens das Edições Salesianas, num trabalho orientado pelo Director da mesma Editorial e do mesmo Projecto catequético.

Será um momento propício para pôr os conhecimentos em dia e assumir com maior propriedade a importantíssima missão que os animadores juvenis têm na Igreja de hoje e, particularmente, na Diocese de Viana do Castelo.

4.º Fórum de Animadores Juvenis
Cúria Diocesana - 27 de Novembro de 2004


«A Psicologia e Religiosidade do jovem de hoje»

9h30m. Abertura pelo Sr. Dom José Augusto Pedreira, Bispo da Diocese.

10h. «A Psicologia do jovem de hoje». Irmã Fátima Pires, psicóloga.

10h45m. Debate.

11h15m. Intervalo

11h45m. «A religiosidade do jovem de hoje». Pablo Lima.

12h30m. Debate.

13h. Intervalo para Almoço.

14h30m. «Itinerários de catequese para jovens». Pe. Rui Alberto, sdb, Director das Edições Salesianas.

15h15m. Trabalho de grupos.

15h45m. Debate.

16h30m. Encerramento.


Inscrição:

As inscrições devem ser enviadas para:
Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil. Cúria Diocesana. Convento de são Domingos. 4900-864. Viana do Castelo ou fax 258-824459 ou jotas@tugamail.com
O custo da inscrição será de 7,5 € e pode ser entregue à entrada do Fórum.
Nome: ___________________________________________________________________.
Paróquia/Movimento/Grupo: ____________________________________________.
Habilitações literárias: ______________________________________. Idade: _____.

CHAMA de NOVEMBRO




4.º Fórum de Animadores de Viana do Castelo
No dia 27 de Novembro, na Cúria Diocesana, terá lugar o Fórum dos Animadores juvenis. Destina-se a todos os animadores e catequistas de jovens. As informações vão em folheto anexo. Teremos duas presenças extraordinárias: a Irmã Fátima Pires e o Pe. Rui Alberto! Não faltes!

Encontro Europeu de Taizé em Lisboa
Ainda é possível fazer a inscrição para o Encontro durante os primeiros dias de Novembro. Neste momento estão já inscritos 10 voluntários e 20 participantes…

Oração na Capela do Resgate
Todas as quartas-feiras, às 21h, na Capela do Resgate – Rua da Bandeira, em Viana, realiza-se um momento de reflexão e partilha, no espírito de Taizé aberto a todas as pessoas, para preparar espiritualmente o Encontro de Lisboa e pôr-se em sintonia com jovens de todo o mundo…

Atendimento na Cúria
Para estar mais próximo dos jovens e animadores, o Secretariado Diocesano mantém aberto o Gabinete na Cúria das 14h30 às 18h30m, todas as terças, quartas e sextas-feiras. Quem precisar de informações ou deseje partilhar alguma experiência ou material, pode visitar-nos lá!

Conversas com Deus triplicam-se!
Para além da Conversa com Deus, que acontece no Seminário, a Pastoral Juvenil dinamiza outra na Igreja matriz de cada arciprestado. No próximo domingo 07 de Novembro é na Capela da Lapa, em Ponte de Lima mas… depois desta, terá continuidade nos meses seguintes! A equipa arciprestal assumiu esse desafio e, portanto, haverá Conversas com Deus em três pontos da diocese em simultâneo: todos a rezar pelos jovens e pelas vocações!

Fórum Ecuménico Jovem
Este ano será em Santarém, no dia 06 de Novembro. Cada equipa arciprestal estará representada por algum elemento e o Secretariado Diocesano também marcará presença. Mas estamos abertos a outros grupos e movimentos interessados em vir connosco partilhar com jovens cristãos de outras Igrejas. «Que todos sejam um» (Jo 17, 11).

CHAMA na Internet
Desde Maio deste ano, a CHAMA está disponível na página da Pastoral Juvenil http://pjuvenilviana.no.sapo.pt Neste mesmo sítio, aparecem novidades e artigos para animadores e jovens. Todo o material e informações do Secretariado estão disponíveis lá. Visitem!

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com