quarta-feira, outubro 11, 2006

Bento XVI propõe aos jovens serem os novos missionários das cidades

Bento XVI propôs aos jovens neste domingo que se convertessem nos novos missionários nas ruas e praças das cidades.

O Papa dirigiu sua exortação, ao cumprimentar os 350 jovens «missionários», como ele os chamou, que acabam de participar da terceira edição da missão «Jesus no centro», celebrada de 28 de Setembro a 8 de Outubro pelas ruas do centro histórico de Roma e que se encontravam reunidos na praça de São Pedro, junto aos peregrinos que rezaram o Angelus com o Papa.

«Queridos amigos, eu me alegro pelo vosso compromisso de anúncio do Evangelho nas ruas e praças, nas escolas e hospitais, assim como nos lugares de diversão dos jovens romanos», reconheceu.

«Eu peço-vos para manterem este estilo missionário na vida de todos os dias, aproveitando sempre as iniciativas formativas diocesanas», acrescentou Bento XVI.

No contexto da missão, organizaram-se encontros de oração e adoração eucarística em algumas das igrejas da cidade eterna, a Via Sacra desde a basílica de São João de Latrão até a basílica da Santa Cruz de Jerusalém, actividades nas ruas e a instalação da «barraca do encontro».

Não faltaram momentos de festa e testemunhos, com o concerto de abertura da missão que foi celebrado na Praça Navona, na noite do dia 30 de Setembro.

Graças à primeira edição deste missão, surgiu em Roma uma «Escola de evangelização diocesana», aberta a pessoas de 18 a 35 anos, dedicada a aprender a rezar, à escuta da Palavra de Deus, na qual se oferecem também "práticas de evangelização".

A missão foi organizada pelo serviço diocesano, pela Pastoral Juvenil do Vicariato de Roma e do Seminário Pontifício Romano Maior, em colaboração com algumas paróquias, associações e movimentos presentes no território da diocese.

terça-feira, outubro 10, 2006

FORMAÇÃO DE ANIMADORES

O Directório Geral da Catequese (DGC), documento fundamental na orientação da missão evangelizadora da Igreja para os dias de hoje, no nº 238, apresenta "as dimensões da formação do catequista: o ser, o saber, o saber fazer". Este catequista é também o animador de jovens, catequista desta faixa etária por excelência.

O ser do animador refere-se à dimensão humana e cristã (como pessoa, como crente e como apóstolo) que aqui designamos como Vocação e Espiritualidade do Animador; a sua missão sob o prisma da «contemplação do Rosto de Cristo» (NMI, 16).
O saber é tudo aquilo que concerne à Doutrina e ao Depósito da Fé, isto é, o conhecimento do Evangelho e da mensagem que a Igreja recebeu de Jesus Cristo e que nos transmite de modo adaptado ao nosso tempo.
O saber fazer do animador relaciona-se com Pedagogia da Pastoral Juvenil, isto é, todo o conjunto de técnicas e conhecimentos necessários para o trabalho com jovens e, particularmente, para a animação dos grupos.

Apresenta-se a continuação uma proposta de itinerário formativo de acordo com as directrizes do DGC, em colaboração com a Escola Superior de Teologia e sob a sua orientação, para levar a cabo no próximo Ano Pastoral 2006-2007, com inicio no mês de Outubro.

Local do Curso: ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Rua da Bandeira, 117/131
4900-560 VIANA DO CASTELO
Tel-fax 258 823 263

ITINERÁRIO FORMATIVO

O SER E SABER FAZER DO ANIMADOR

1º encontro: 28 de Outubro - Vocação e espiritualidade do Animador; O Grupo de Jovens - Pedagogia e Dinâmicas

O SABER DO ANIMADOR

2º encontro: 25 de Novembro – Fórum Juvenil: Sexualidade Humana - Sentido e Espiritualidade.

3º encontro: 16 de Dezembro – Bíblia.

4º encontro: 27 de Janeiro - Sacramentos e Liturgia.

5º encontro: 24 de Fevereiro – O jovem e a Sociedade.

6º encontro: 24 de Março – Moral e vida cristã: o Pecado e a Reconciliação.

7º encontro: 28 de Abril – A Vocação.

8º encontro: 5-6 de Maio: Fátima Jovem;

20 de Maio: VIII Viana Jovem

9º encontro: 30 de Junho - O Grupo de jovens – Avaliação.

O SABER FAZER DO ANIMADOR

10º encontro: 8-12 de Agosto - Jornada Diocesana da Juventude, São João de Arga,

Notas:
A formação terá o custo de 75 € (O preço do almoço não se encontra incluído).
A participação no Fátima Jovem, Viana Jovem e Jornada Diocesana da Juventude não estão incluídas.

Mais informações em Cúria Diocesana. Convento de são Domingos. 4904-864. Viana do Castelo. 258-824567; fax 258-824459; 967 685 646; jotas@tugamail.com; http://pjuvenilviana.no.sapo.pt

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com