quinta-feira, maio 17, 2007

O piercing na ponta da língua - I

A Igreja e os jovens em Viana do Castelo

A peripécia ocorreu-me há poucos dias em Fátima: ao distribuir a comunhão, uma acólita apresentou-se a comungar na boca com um piercing na ponta da língua. Não fiz expressão da minha surpresa, dei-lhe a sagrada partícula e continuei. Mas fiquei a pensar…

Teológica e pastoralmente nada tem de mal comungar com um piercing na língua. O corpo eucaristizado de Jesus é reservado e exposto em vasos metálicos, tocado pelas nossas mãos indignas e assimilado pelo nosso corpo de pecado. Mas a surpresa que em mim provocou a irreverência da estética e postura juvenis reflecte aquilo que eu creio ser o relacionamento da Igreja com os jovens em todo o país mas, particularmente, em Viana do Castelo.

Os jovens não se apresentam hoje nas paróquias como antes, quando se apresentam. Distinguem-se por uma saudável irreverência que, por vezes, inspira surpresa nos catequistas e párocos; outras vezes, provoca escândalo; algumas, obtêm desprezo; muitas, pura indiferença.

Claro que todos nós gostávamos que a presença juvenil fosse mais numerosa e mais activa. Mas é verdade que em vários arciprestados e paróquias não há jovens residentes. E onde os há é necessária uma grande criatividade e espírito de militância vacinado de anti-desânimo para fazer algo, e esse algo é apresentar Jesus.

Eu sonho. Sonho com uma diocese onde os jovens, seus animadores e párocos conversem, se encontrem, partilhem a vida e a fé. Sonho com jovens que procuram, que não se ficam pela banalidade, que não se acomodam. Sonho com paróquias onde os jovens se integrem, participem, sejam tomados em conta. Sonho com animadores e párocos que lutam e não se cansam de ir atrás dos jovens. Mesmo quando os colegas não apoiam. Sonho com uma diocese que tenha brio em reunir os seus jovens no VIII VIANA JOVEM. Sonho com uma diocese onde os jovens e o seu bispo passam tempo juntos.

Oxalá algumas vezes fôssemos nós – padres e animadores a pôr o piercing na língua à hora de falar aos jovens, capazes de lhes propor uma Pessoa que 2007 ou mais anos depois, ainda provoca espanto, saudável espanto em quem O encontra.

Pelo SDPJ, Pe. Pablo Lima

Etiquetas: ,

quarta-feira, maio 16, 2007

O VIII VIANA JOVEM é já neste Domingo!

(Clicar sobre a foto para aumentar)

Etiquetas:

Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Cúria Diocesana. Convento de São Domingos. 4900-864 Viana do Castelo Telef.258-824567 Fax.258-824459 Email: jotas@tugamail.com